Brasília, 27 de Janeiro de 2023 - 17:57

ACADEMIA VIGIENSE DE LETRAS É CRIADA NO PARÁ

Fundada a Academia Vigienses de Letras, na cidade de Vigia (PA), sob a presidência do poeta Raul Lobo, os membros pioneiros foram empossados na tarde do último dia 6 deste mês de janeiro. A cerimônia de posse foi prestigiada por imortais da Academia Paraense de Letras, com a presença de seu presidente Ivanildo Alves e outros imortais da academia.

Acadêmicos Manoel Pinto e Raul Lobo, presidente da AVL.
Academico da APL Ernane Malato, academica Carla Mel e academico José Ildone.

Em proseado artigo publicado em O Liberal, sob o título “Parabéns, Imortais de Vigia!”, Rui Raiol descreve o evento histórico citando todo o calor do ambiente:

“O salão tem aroma de festa”. Às 16h, no prédio colonial que abriga o Legislativo, “apesar do inverno amazônico, está quente. Muito. Mas não é culpa exclusiva do sol”. Todos estão em traje social. Vestidos longos. Ternos e gravatas. “Elegantes”, como pede a ocasião solene.

“Começa a sessão”, com a palavra de Raul Lobo e outros discursos. “Um a um, imortais vigienses vão sendo chamados. Um condutor os espera à porta de acesso ao salão nobre. A cena é apoteótica. Então, presta-se o juramento. Padrinhos e madrinhas são chamados para vestirem a opalanda nos novos acadêmicos paraenses. Ouvem-se aplausos, vivas”, traduz Raiol. “Parabéns, Vigia, pela fundação de tua academia de letras”.

Os imortais empossados são:

Adílio Siqueira, Adriano Pinheiro da Silva, Ailson Cardoso, Alfredo de Lima das Neves, Carla Rafaela Ferreira da Silva, Dircelina Barbosa Soeiro, Eloisa Cidálina Santana Fonseca, Emanuel José Oliveira de Ataíde, Francisco Cardoso Monteiro, Hélio Nazaré Macedo, Jéssica Manoelly dos Santos Ferreira, João Carlos da Costa Matos Junior, João Wilkens Gouvêa Furtado Belém, José Ildone Soeiro, Juscelino Gouveia Furtado Belém, Leonardo Nery da Costa Cardoso,  Luanny Isabely da Silva Gonçalves, Manoel da Ressurreição Farias Pinto, Marco Antonio Palheta, Maria do Socorro Cardoso da Sila, Marilda Siqueira Cardoso da Silva, Osvaldo Nery Silva, Pablo John Pereira de Ataíde, Raul Lobo, Ruivaldo Raio Pereira, Sinicley Menezes do Nascimento, Tito Eleutério Sarmento Miranda e Wilkler Luis almeida da Silva.

Membros honorários da Academia Vigiense de Letras:

NOME
Ivanildo Ferreira Alves Presidente da APL
Flavio Quindere Tavares da Silva Membro da APL
Luiz Ernane Ferreira Ribeiro Malato Membro da APL
Sarah Castelo Branco Monteiro RodriguesMembro da APL
Homerval Ribeiro Thompson Teixeiran Membro da APL
Clivaldo Wanderson Sousa Gomes Presidente da Câmara
Sandro Marcelo Goudinho Vinagre Vereador em Vigia
Fernando Antônio Miranda de Vasconcelos Membro AVL

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados