Brasília, 31 de Janeiro de 2023 - 4:03

O CHIMPANZÉ COBAIA SERÁ LANÇADO POR CARNEVALE

O Chimpanzé Cobaia, da editora Laranja Original, é o primeiro livro que o publicitário, jornalista e mestre em literatura Marcelo Carnevale lança, no próximo dia 23, no Bar Balcão, em São Paulo. A obra, que recebeu apoio da Fundação Biblioteca Nacional, traz a história de um escritor que abandona a literatura no auge do sucesso, e de um jornalista que tenta extrair dele uma resposta sobre a motivação.

“É um romance que redobra a minha aposta na dissolução do limite entre realidade e ficção e comemora, de certa forma, meus 20 anos como cidadão paulistano”, diz Carnevale, que teve a ideia do livro no início dos anos 2000, quando deixou o Rio de Janeiro, sua cidade natal, e ocupava o cargo de diretor de Criação da agência FCB Brasil.

Para a escritora e pesquisadora Marília Librandi, que assina a orelha do livro, O Chimpanzé Cobaia é sutil, ágil, preciso e atual.

“Traz um adeus insuportável para quem está do outro lado do livro. Enquanto o jornalista quer saber o sabor do texto, o escritor quer falar de mudanças climáticas. O livro nos leva para o âmago da terra e suas texturas”, diz ela.

Marcelo Carnevale é jornalista, mestre em literatura, doutor em humanidades pelo Diversitas/USP, Núcleo de Estudos da Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É colaborador na agência de notícias Amazônia Real, professor palestrante na pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes e professor de escrita para pessoas que buscam uma aliança na produção de textos. Atualmente, orienta escritas em psicanálise, literatura e pesquisa acadêmica.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados