A multinacional Comscore realizou levantamento sobre os mais recentes hábitos de navegação do consumidor. Segundo a análise, 68% dos usuários digitais brasileiros utilizam, exclusivamente, dispositivos móveis (celulares e tablets) para acessar a internet. A população digital aumentou 0,6% no Brasil, entre os meses de junho de 2022 e 2023, totalizando 133 milhões de visitantes únicos. No mundo, a alta foi de 3%.
Em âmbito global, os usuários preferem o desktop para navegação e pesquisa. E o mobile para conteúdos de serviços financeiros. Já o brasileiro consume no desktop informações e notícias. E prefere o mobile para assuntos relacionados a varejo e finanças. Localmente, as categorias de entretenimento e redes sociais alcançam mais de 90%, em ambas as plataformas (desktop e mobile).
Entre todos os setores, a varejista chinesa TEMU se destaca como a de maior crescimento, com 147 milhões de usuários únicos. Já streaming Twich é a marca que mais cresce no setor de gaming (jogos), com mais de 116 milhões de usuários únicos. Em social media, o maior crescimento, de mais de 59 milhões de usuários únicos, foi da plataforma Google Messages. O tempo gasto em redes sociais diversas é 32% maior do que em serviços de mensagens instantâneas
No Brasil, o Google Sites ainda lidera o mercado de notícias e pesquisa em todas as faixas etárias, em ambos os sexos, seguido de perto pela Meta. O UOL tem um alcance significativo, com uma leve vantagem na faixa dos 35+ e no sexo feminino.