Com patrocínio de Google, Meta, Luminate, TikTok, Fundação Tide Setubal e Climate and Land Use Alliance (Clua), a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) anuncia a realização do 4° Festival 3i. O evento está marcado para o período de 5 a 7 de maio, com o apoio de Ford Foundation e Oak Foundation, e produção da Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos, na Casa Glória, Rio de Janeiro.
Segundo os organizadores, especialistas vão debater a regulamentação das plataformas digitais no Brasil. O assunto ganhou força com o Projeto de Lei 2630, o “PL das Fake News”, que estabelece normas para redes sociais e aplicativos de mensagens, a fim de promover mais transparência, combater as notícias falsas e criar mecanismos de remuneração do jornalismo.
O canadense Taylor Owen, diretor-fundador do Centro de Mídia, Tecnologia e Democracia da Universidade McGill; o dinamarquês Iacob Gammeltoft, gerente de políticas da NewsMedia Europe e Francisco Brito Cruz, diretor-executivo da InternetLab estão previstos para a mesa “Regulação das plataformas: qual o melhor modelo para os nativos digitais?”. Que será mediada pela jornalista e fundadora da agência de checagem Aos Fatos, Tai Nalon.
Também os impactos da inteligência artificial (IA) no jornalismo e no debate público estão na pauta do evento. Novos caminhos para financiar o jornalismo; como ganhar corações com as redes sociais; criação de iniciativas jornalísticas; produção de podcasts e jornalismo periférico são outros temas com a presença de celebridades como o influenciador Raphael Vicente, que tem mais de três milhões de seguidores no Tik Tok com vídeos de humor.