Brasília, 03 de Dezembro de 2022 - 4:03

METAVERSO CRESCE, MAS A WEB2 NÃO VAI DESAPARECER

O Marketing e a Comunicação no metaverso foi um dos assuntos em destaque no MetaMundo Xperience Arena, promovido pela MetaMundi na Rio Innovation Week 2022, no Rio de Janeiro. Com mediação da jornalista Isabella Kubera, apresentadora do Brasil Metaverso do SBT, o painel reuniu três especialistas: Claudia Daré, sócia-diretora da LatAm Intersect PR; Diego Vargas Ortiz, co-fundador da Chili e Paulo Martinez, co-fundador da Gira Dao. 

“Vivemos uma transformação muito além de promessas. A tecnologia, como qualquer outra coisa, tem um ciclo de vida. Temos que entender como essas novas plataformas surgem e como podemos interagir para vender”, disse Diego Ortiz. “Acho que a tecnologia tende a evoluir, incluindo mais pessoas nesse espaço. Vejo um grande empoderamento de comunidades. A gente produz muito e ganha pouco por isso. Anúncios, quando bem-feitos, podem melhorar a vida das pessoas”, disse ele. 

Para Claudia Daré ainda estamos engatinhando no processo de entrada no Metaverso. “Eu vivi a comunicação pré-Web2, quando o mundo mudou e descentralizou a informação. Ela saiu das redações, do controle de algumas pessoas e foi para todo mundo. Com as redes sociais, todas as pessoas passaram a ser produtoras de notícias e conteúdos”, lembrou Daré. A Web2 não vai acabar porque o universo do metaverso ainda engatinha, disse ela.

Paulo Martinez destacou que a tecnologia provoca mudanças de comportamento, porque cria as bases para novas relações. Existem de 25 milhões a 30 milhões de dispositivos de realidade virtual, segundo ele, e metade  é usada por empresas. “Ainda não temos uma previsão de quando isso vai chegar totalmente aos consumidores. O Metaverso, como a gente está prevendo, está longe de ser realidade, muito por causa da infraestrutura”.

Agência multisserviços que cria pontes arquitetônicas, artísticas e experienciais entre marcas e o Metaverso, a MetaMundi é a responsável pela curadoria do espaço MetaMundi Xperience, totalmente dedicado à Web 3.0, que vai até esta sexta-feira.Veja a programação do evento aqui.
 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados