Brasília, 17 de Abril de 2024 - 5:38

PESQUISA ESPM SOBRE USO DA IA PELOS JORNALISTAS

Um grupo de professores do curso de Jornalismo da ESPM-SP  lança uma pesquisa sobre o uso de inteligência artificial generativa por jornalistas brasileiros. O estudo, coordenado pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas – ESPM, tem parceria, apoio e a divulgação do portal Jornalistas & Cia.

Os jornalistas devem responder a um questionário quantitativo, com alternativas de respostas em escala Likert (entre maior e menor concordância com as perguntas), que leva cerca de 5 minutos para ser respondido.

A segunda fase consistirá em entrevistas abertas, ou qualitativas, com o propósito de aprofundar respostas relativas ao uso de ferramentas de inteligência artificial na prática jornalística.

A adesão ao levantamento é aberta a todos os jornalistas que atuam no Brasil e que tiverem interesse. O formulário com o questionário da pesquisa pode ser acessado no link abaixo:

Pesquisa “A inteligência artificial para jornalistas brasileiros”.

O grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas ESPM é composto pelos professores Maria Elisabete Antonioli, Cicelia Pincer, Patricia Rangel, Edson Capoano e Antonio Rocha Filho. No portal Jornalistas & Cia., a coordenação dos trabalhos referentes à pesquisa é de Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados