Brasília, 03 de Dezembro de 2022 - 3:08

TV, WHATSAPP E INSTAGRAM, OS CANAIS DOS BRASILEIROS

A TV continua liderando como o canal usado de forma mais frequente (73%) pelos brasileiros, mas o WhatsApp vem na cola (72%). É o que mostra pesquisa realizada pela agência de comunicação Marco, que investigou mudanças nos hábitos de consumo provocadas pela digitalização. Foram entrevistadas 14,2 mil homens e mulheres de 14 países, na Europa, América Latina, África e Estados Unidos, no fim do primeiro semestre deste ano.

No caso brasileiro, o Instagram (68%) é o terceiro meio digital usados de forma mais frequente,  depois vem o Facebook (59%) e outras redes sociais (51%).  Depois, canais tradicionais como jornais online (61%), rádio (44%) e jornais impressos (15%).

Destaque para os podcasts, outro formato em ascensão, que já concentra 42% das maiores notas em frequência de uso no Brasil. Os brasileiros também estão atentos ao surgimento de novas formas de comunicação e interatividade. A pesquisa aponta que 68,30% dizem saber o que é o metaverso, sendo que mais da metade desse grupo aponta os jogos online como algo que já fizeram nesse meio.

A pandemia também ajudou a solidificar exigências do público relacionadas à responsabilidade social das empresas e à forma como elas se posicionam perante a sociedade. Segundo o estudo, 90% dos brasileiros atribuem notas de 7 a 10 sobre o quão é importante marcas e empresas promoverem a diversidade, enquanto 93% fazem a mesma avaliação sobre o respeito ao meio ambiente.

“Esses insights são valiosos e precisam ser levados em consideração para ampliar o engajamento do público e atender expectativas na era pós-pandemia”, diz Douglas Meira, head da Marco para a América Latina e Country Manager para o Brasil, segundo Telaviva.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados