Neste fim de novembro, Brasília se tornou o centro do debate nacional em soluções tecnológicas inteligentes, sustentáveis e inovadoras. A 6ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI começou nesta terça-feira, 26 de novembro, e vai até quinta-feira, dia 28, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Nesses três dias, o evento reunirá mais de 1,5 mil empresários e especialistas em inovação do país, além de ter corridas e duelos de robôs.
As discussões envolvem diferentes campos, desde como evitar que a Inteligência Artificial destrua a criatividade nas empresas até neuroengenharia e experiências imersivas.
Além disso, o evento terá espaço para networking de mulheres empreendedoras, discussões sobre o uso da Inteligência Artificial na advocacia, um torneio de robótica e um hackathon.
A professora-pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Melissa Webster, estará em Brasília para apresentar seus estudos sobre a adoção e as implicações do ChatGPT e outras IAs generativas no mercado de trabalho e na educação. Sua palestra, “O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade”, será um dos destaques do evento.
No total, a mostra contará com 55 painelistas em 12 diferentes debates. Entre os palestrantes, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentará detalhes da transformação digital no estado, depois de implantar a telemedicina em 222 cidades.
De acordo com o organizador do evento, o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), Carlos Jacobino, a tecnologia da informação é o pilar fundamental da era digital. “É impossível imaginar um mundo sem a presença do digital, e a sociedade precisa se preparar para aproveitar ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer”, diz.
Batalha de robôs
Mais de 40 equipes de escolas públicas e privadas, com cerca de 140 alunos dos ensinos fundamental e médio, participarão do 1º Torneio Regional de Robótica de Brasília. As três equipes com melhor tempo na final serão premiadas. Dependendo do desempenho, haverá prêmios adicionais para categorias como “Melhor Design” e “Inovação Técnica”.
A competição incluirá três modalidades.
– Chão de fábrica: robôs autônomos buscam caixas no estoque e entregam aos clientes.
Os robôs devem ter dimensões máximas de 25×25 cm para passarem entre o estoque e as áreas de entrega.
– Veículos autônomos: corrida de robôs; o mais rápido vence. Os robôs precisam ter no máximo 20 cm de comprimento, 20 cm de largura e 15 cm de altura. A massa total do robô não deve exceder 3 kg.
– Sumô de robô: os duelos preveem duração de até 3 minutos. Os robôs devem pesar até 2 kg, conter no máximo 2 motores e possuir até 4 rodas ou 2 esteiras. A voltagem máxima permitida nos motores é de 9V. A pesagem e medição serão realizadas uma hora antes da competição
Confira alguns pontos de destaque da programação da mostra:
• Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos, participa de painel sobre tecnologia e meio ambiente.
• CEO do G4F, Gerusa Falcão, a empresária do setor de TI, Luciana Barbosa, e a diretora de redação do Correio Braziliense, Ana Dubeux, falam sobre Brasília e futuros possíveis.
• Painel sobre “Uso de rastros digitais como prova para processos trabalhistas”.
• Painel sobre “IA e o mercado jurídico: desafios e perspectivas”.
• Painel sobre “Reputação da Empresa e Reputação de seus Executivos: como lidar com a identidade unificada no novo cenário global de riscos e oportunidades”.
• Palestra com o secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Roberto Pojo, sobre “O uso do poder de compra do Estado”.
• Painel: Experiências Imersivas e IA na Jornada AgroTech.
• “Pejotização e os Riscos Trabalhistas” será tema de palestra do diretor jurídico da ISG S.A., Heyrovsky Torres.