O Grupo de Mídia de São Paulo e a Kantar IBOPE Media divulgam pesquisa que teve o propósito de traçar uma fotografia do profissional de mídia no Brasil. Feita online e batizada “Que Mídia é essa?”, foram ouvidos 437 profissionais, sendo 98% atuantes em agências de publicidade e mídias de clientes.
“A pesquisa nos mostrou que o mercado sente falta de cursos de especialização técnica que sejam completos, sem o viés exclusivo de uma plataforma ou outra, abordando os grandes temas de maneira agnóstica e gratuita”, diz Aline Moda, que integra o Comitê de Educação do GM.
“Fomentar e capacitar o mercado de mídia é um dos pilares de atuação da Kantar IBOPE Media. Neste sentido, apoiar o Grupo de Mídia de São Paulo na realização dessa pesquisa nacional coloca parâmetros claros sobre os gaps no desenvolvimento dos profissionais”, diz Adriana Favaro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar.
Sobre as habilidades mais necessárias ao profissional de mídia hoje, 87% responderam que é Conhecimento Estratégico; 81% disseram que é Conhecimento Técnico; 69% apontaram Conhecimento de Dados; 62% indicaram Conhecimento em Performance e 50% Conhecimento de Negócios. Conhecimento de Growth foi indicado por 35% e 28%, Conhecimento de Social.
Do que mais sentem falta no mercado para isso, cerca de 59% indicaram Cursos Formativos de Qualidade; 45% disseram Gestores Bem-preparados; para 45% falta incentivos a quem quer formar-se na área. Já 36,4% apontaram a necessidade de Planos de Carreira sólidos e transparentes; e 24,6% indicaram Atratividade Financeira e Benefícios.