Brasília, 19 de Agosto de 2022 - 2:05

AMPRO: MENOR PREÇO É DITADO NAS DISPUTAS

A Associação de Marketing Promocional (Ampro) concluiu um levantamento com 605 profissionais de agências e empresas fornecedoras do mercado do Live Marketing brasileiro. Depois de lançar sua campanha “Estamos ESGotados”, que traz os princípios ESG para a relação cliente X agência, a pesquisa foi levantar como anda essa relação.

O critério preço tem sido o mais decisivo nas mesas de concorrências, segundo 74,1% dos participantes. Os critérios “criação e planejamento” aparecem com menos de 15% cada. Já para o critério “execução” não houve resposta. 

“Nosso mercado é uma explosão de criatividade, estratégia e execução, estes, sim, deveriam ser os principais motivos e critérios de avaliação das concorrências. Preços podem ser avaliados de outra forma, que não apenas em processos concorrenciais, principalmente no job a job”, afirma a presidente-executiva da Ampro, Heloisa Santana.

A ausência dos princípios ESG (meio ambiente, social e governança) na contratação de agências de Live Marketing ficou clara com apenas 14,1% informando que as concorrências acontecem para o estabelecimento de contratos longos; 76,5% disseram que o formato mais utilizado pelos anunciantes é o job a job.

Sobre quantas concorrências mensais, 92% atendem até 10 para entregas no prazo médio de 10 dias. Mais da metade confirmou que as concorrências acontecem com mais de quatro e até mais de oito agências, simultaneamente, sem remuneração. Cerca de 37% apontaram concorrências com até três agências, conforme recomendação Ampro e a Associação Brasileira dos Anunciantes (ABA).

Pagamento: apenas 32,6% dos participantes informaram prazos de 30 dias, que estão dentro da recomendação de melhores práticas da Ampro; 67,4% apontaram prazos de até 120 dias para receber.

Sobre a retomada do setor pós-pandemia, mais de 80% comentaram que o primeiro trimestre de 2022 foi melhor que os dois anos anteriores. As entregas ficaram concentradas em Eventos, Ativações e Promoções.

O levantamento teve abrangência nacional, no período de 20 a 31 de maio de 2022, com a participação de 605 profissionais de agências e empresas fornecedoras associadas e não associadas Ampro.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados