“Queridos familiares e amigos, nessa madrugada de 8 de maio nosso Chico faleceu”. O comunicado sobre a morte do jornalista, publicitário e profissional de Marketing Chico Santa Rita, 83 anos, foi feito pela viúva, Fernanda Zuccaro. O enterro será em São Paulo, nesta terça, 9.
Especialista em campanhas políticas, Chico mudou-se em 2016 para a região do Douro, Norte de Portugal, onde passou a produzir vinhos. Sofria, há anos, do mal de Alzheimer.
Nascido em Palmas, no Paraná, o jornalista trabalhou em vários veículos de comunicação, como A Tribuna de Santos, Jornal da Tarde, TV Globo, onde foi editor-chefe do Jornal Hoje. Mas sua principal trajetória foi no marketing político, por mais de 40 anos. Atuou em campanhas eleitorais de Fernando Henrique Cardoso, Ulysses Guimarães e Fernando Collor, por exemplo.
De sua experiência em campanhas políticas deixou um legado de quatro livros: Batalhas eleitorais, Novas batalhas eleitorais, Batalha final e Como Aécio & Marina ajudaram a eleger Dilma, no qual ele identificou e analisou erros estratégicos e conceituais da campanha presidencial de 2014.
Santa Rita chegou a concorrer a uma eleição para deputado federal por São Paulo, pelo Partido Verde, em 2010, mas ficou como suplente.