Nos últimos dias, investidores e a população em geral foram surpreendidos com o escândalo do rombo das Americanas. A companhia publicou “fato relevante” reconhecendo “inconsistências” na sua contabilidade, de cerca de 20 bilhões de reais, gerando uma queda de 77% no valor das ações em um único dia.
A empresa pediu medida cautelar antecedente (processo judicial) para proteger seus ativos de penhoras, arrestos, bloqueios e depois protocolou pedido de recuperação judicial, declarando uma dívida global de mais de 43 bilhões de reais.
De acordo com Alcides Wilhelm, advogado e contador, sócio da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, ainda não há informações suficientes para avaliar o impacto causado pelas inconsistências contábeis. “Mas podemos dizer que toda essa situação trouxe uma crise de confiança para a empresa e o mercado, impactando, negativamente, tanto o valor das ações como dos títulos de dívida da varejista. Além disso, é provável que ocorram demissões em massa, cortes de despesas e investimentos nos próximos meses”, diz ele.
Inconsistência contábil nada mais é do que um eufemismo para erros cometidos, seja por interpretação das normas contábeis, por equívoco em lançamentos, ou mesmo de maneira intencional, nesse caso podendo ser enquadrado como crime, explica o especialista.
Wilhelm explica que “isso ocorre por diversos motivos e nos mais variados setores da empresa, seja na gestão de documentos fiscais, controle de estoques, entregas de declarações, pagamentos de impostos, contas a pagar e a receber, sistemas mal parametrizados, entre outros”.
Wilhelm lembra também que o Brasil tem um dos piores sistemas tributários do mundo, exigindo um esforço enorme por parte das companhias para estarem em conformidade com a legislação. A ausência de um bom profissional de contabilidade pode gerar dívidas, levar a empresa para a ilegalidade e certamente afetar a sua saúde financeira. “Nota-se que o contador tem um grande papel dentro das empresas, seja nos momentos bons ou ruins. O exercício contábil vai além da gestão das obrigações financeiras e de legislação. Um bom serviço contábil vai fazer diferença no real sucesso da empresa”, diz ele.