Brasília, 19 de Abril de 2024 - 3:34

Ministério da Saúde lança campanha de incentivo à doação de órgãos

   Todos os anos, no Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, 27 de setembro, o Ministério da Saúde lança nova campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Um esforço de comunicação que tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade em torno de um assunto que ainda encontra um alto nível de rejeição entre as famílias que são as responsáveis por autorizarem a doação.

Muito embora o Brasil possua um dos maiores programas públicos de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, garantido a todos por meio do SUS, cerca de 42% das famílias dos possíveis doadores ainda se negam a autorizar a doação dos órgãos.

Ainda que esse número venha diminuindo com o passar dos anos, mais de 30 mil brasileiros aguardam por um transplante de órgão no país. Por isso, é importante que os parentes e as pessoas próximas saibam da vontade do doador na hora de tomarem a decisão.

Assim, para destacar o papel da família no processo de doação, a campanha de 2019 foi desenvolvida pela agência Calia a partir da história real de famílias que autorizaram a doação de órgãos de entes queridos. Com o conceito “A VIDA CONTINUA. DOE ÓRGÃOS. CONVERSE COM SUA FAMÍLIA”, os vídeos e as peças trazem as histórias reais da dona Márcia Elena de Oliveira, mãe do Víctor; da dona Regina Menezes, mãe do Émerson; da Juliana Costa Barros, filha do seu Marcos; e do Leonardo Alves Mangueira, filho da dona Célia Maria Flor; responsáveis por dizer sim para a doação dos órgãos no momento mais difícil de suas vidas. Um foco inédito para uma campanha que, este ano, coloca os holofotes na grandiosidade e na generosidade do gesto dessas famílias.

Como não há investimento em mídia, a campanha conta com a participação voluntária dos veículos, que aderem à causa cedendo espaço para divulgação. Estão previstas inserções em TV, rádio, revista, MUB, DOOH e OOH, além de espaços em portais da internet, redes sociais e participação de influenciadores digitais.

Ficha Técnica:
Agência: Calia Y2 Propaganda
Cliente: Ministério da Saúde
Produto: Utilidade Pública
Título da campanha: Incentivo à Doação de Órgãos 2019
Direção de planejamento: Analuiza Kazniakowski
Direção de criação: Geisa Lopes
Redação: Geisa Lopes, Cezar Martini e Bruno Lima
Direção de arte: Bruno Lima e Fernando Bisão
Atendimento: Adriana Mercadante, Kamila Mota e Carolina Lima
Mídia: Cecília Crespo, Mayko Chaves e Luana Pessoa
Produção: Marcos Araújo, Fernanda Machado e Lorena Sena
RTV: Marcos Araújo e Lorena Sena
Aprovação pelo cliente: Ugo Braga, Antônio Brentano, Juliana Vieira, Eisenhower Bonfim e Nathália Gardini
Produtora: Lunera
Diretor: Marcos Alves da Silva
Produtor-executivo: Alexandre Barros Barbosa
Atendimento: Leonardo Pacheco da Silva
Finalização: Luiz Zanetti
Produção: Lindsay Valias de Paiva, Suylla Leão e Any Caroline Nunes
Produtora de áudio: SQUAD
Atendimento de áudio: Dario Forghieri
Diretor musical: Gustavo Boralli
Mixagem e masterização: Hans Zeh

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados