Brasília, 31 de Janeiro de 2023 - 3:18

TENDÊNCIAS E CENÁRIOS DA COMUNICAÇÃO E RP EM 2023

O Guia Oficina 2023 – Tendência de Relações Públicas, Comunicação e Cenários da Economia Criativa, um e-book lançado pela Oficina Consultoria, apresenta macrotendências em um cenário de polarização política, de conflitos geopolíticos mundiais e problemas climáticos, com forte protagonismo das pautas sociais, visão de mundo pluridiverso e de equidade das relações. Nas comunicações, o guia indica que os executivos e chefias  terão que lidar com um cenário disruptivo de inovação tecnológica. 

“A nossa recomendação é de renovação na aposta genuína na agenda ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês). É o tripé virtuoso e inevitável dos negócios sustentáveis, os únicos capazes de geração de valor a longo prazo”, diz Patrícia Marins, sócia-diretora da Oficina Consultoria, empresa realizadora do Guia. Ela acredita que há espaço para otimismo sobre o que está por vir. 

Nas comunicações, o desafio será o domínio da Inteligência Artificial abrindo novas fronteiras tecnológicas. “A inteligência artificial generativa virá como um turbilhão para os negócios da área de comunicação criativa, que podem se beneficiar com essa parceria homem-máquina inteligente. Novos aplicativos de IA despontam poderosos, com infinitas possibilidades”, destaca Marins. Para ela, as corporações terão que entender a profundidade da IA e as aplicações em cada ação de comunicação e de relações públicas.   

Em um contexto de “cybertopia”, a consultoria orienta as corporações a se manterem no tripé da transparência, da rastreabilidade e da sustentabilidade para conquistar e manter a confiança junto a seus públicos, além da construção das habilidades e de alfabetização digital, de consultoria e de desenvolvimento estratégico, de gestão da reputação com as partes interessadas e de comunicação de crise.

“As inovações na esfera da comunicação e de relações públicas trazem a importância de aprimoramento em torno de soft skills (habilidades comportamentais), letramento digital, consultoria, desenvolvimento estratégico e gestão de reputação com os públicos, além da comunicação de crise”, diz Marins, lembrando que, em qualquer tempo, os negócios devem trabalhar para manter a confiança do público, com foco nas pessoas e no planeta, de modo a se tornarem promotoras de equilíbrio.

Os consumidores serão cada vez mais exigentes, buscando experiências híbridas, que combinem a fluidez digital da pandemia com a familiaridade e intimidade de tempos anteriores.

O Guia Oficina 2023, que pode ser acessado gratuitamente no site da Consultoria, apresenta ainda as tendências de diversificação de canais de comunicação, novos comportamentos do consumidor, relações de impactos da economia, desenvolvimento de novas tecnologias, evolução do uso de dados e perfil de consumidores, entre outros.

Acesse o Guia neste link

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados