Brasília, 01 de Outubro de 2022 - 14:05

Vida e obra de Leonardo da Vinci são retratadas em documentário inédito

 As várias facetas de Leonardo da Vinci são apresentadas pelo diretor François Bertrand nos 52 minutos do documentário "Leonardo da Vinci – O Homem Universal", da produtora francesa CPB Films, que estreia no Brasil com exclusividade no canal Curta!.

Além de conferir poesia e expressividade ímpares às figuras humanas retratadas em suas pinturas, Leonardo da Vinci fez incursões bem-sucedidas na engenharia e no estudo de fenômenos naturais. Inventou diversas máquinas (algumas das quais não saíram do papel), como tanques de guerra, paraquedas e planadores.

Chegou a conceber a ideia do helicóptero, que registrou num desenho. Estudou a anatomia humana e a dos animais.

O filme fala também da infância de Da Vinci, que era filho bastardo de um tabelião, numa época em que os rebentos seguiam a carreira dos pais. Justamente por ser filho ilegítimo, Leonardo se viu livre dessa obrigação e pôde se concentrar no estudo da pintura e de outros assuntos de seu interesse.

Além dos quadros, ele deixou dez mil páginas de anotações e desenhos, que permitem acompanhar o seu cotidiano e a evolução de suas ideias e pesquisas. Esse rico material serve como fonte para o documentário e é comentado por especialistas, como Serge Bramly, autor de uma biografia de Da Vinci, diretores de museus na Itália, o curador do Museu do Louvre, entre outros.

A estreia é na Quinta da Pensamento, 24/10, às 23h.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados