As várias facetas de Leonardo da Vinci são apresentadas pelo diretor François Bertrand nos 52 minutos do documentário "Leonardo da Vinci – O Homem Universal", da produtora francesa CPB Films, que estreia no Brasil com exclusividade no canal Curta!.
Além de conferir poesia e expressividade ímpares às figuras humanas retratadas em suas pinturas, Leonardo da Vinci fez incursões bem-sucedidas na engenharia e no estudo de fenômenos naturais. Inventou diversas máquinas (algumas das quais não saíram do papel), como tanques de guerra, paraquedas e planadores.
Chegou a conceber a ideia do helicóptero, que registrou num desenho. Estudou a anatomia humana e a dos animais.
O filme fala também da infância de Da Vinci, que era filho bastardo de um tabelião, numa época em que os rebentos seguiam a carreira dos pais. Justamente por ser filho ilegítimo, Leonardo se viu livre dessa obrigação e pôde se concentrar no estudo da pintura e de outros assuntos de seu interesse.
Além dos quadros, ele deixou dez mil páginas de anotações e desenhos, que permitem acompanhar o seu cotidiano e a evolução de suas ideias e pesquisas. Esse rico material serve como fonte para o documentário e é comentado por especialistas, como Serge Bramly, autor de uma biografia de Da Vinci, diretores de museus na Itália, o curador do Museu do Louvre, entre outros.
A estreia é na Quinta da Pensamento, 24/10, às 23h.