Brasília, 27 de Maio de 2022 - 20:03

BANCOS DE ATACADO SE ATUALIZAM TECNOLOGICAMENTE, DIZ ESTUDO

Os bancos de atacado, que atendem às grandes empresas, estão mais integrados, digitalizados e sustentáveis desde o começo da pandemia, revela estudo divulgado pela NTT DATA, sexta maior consultoria Negócios e TI do mundo. A mudança tem como objetivo buscar maior alinhamento com a nova geração de millennials, que ocupam cargos executivos nas empresas, segundo o relatório.

O relatório comparou as demandas mais recentes de grandes empresas com as prioridades de investimentos atuais dos bancos de atacado. Temas ligados ao ESG (Ambiental, Social e Governança) tornaram-se fundamentais para essas instituições. O estudo descobriu que 48% dos entrevistados querem que seus bancos invistam em produtos e serviços mais “verdes” ou sustentáveis (green economy). 

“A sustentabilidade é um tema fundamental para os bancos hoje”, diz, Francisco Murillo, sócio líder de Bancos e Indústria Financeira da NTT DATA. “Para atender a demanda crescente dos clientes nessa área, as instituições financeiras mais inovadoras estão criando equipes de produtos com foco em ESG para trabalhar em soluções ponta a ponta que atendam essas necessidades.” 

A pesquisa foi realizada em 12 países, entre eles o Brasil, e entrevistou 880 tomadores de decisão seniores em bancos e empresas, para tentar obter uma compreensão sobre como os bancos de atacado devem se preparar para o futuro.

O estudo mostrou que 85% dos bancos estão trabalhando para melhorar seus sites e aplicações. A razão: atender melhor aos clientes. Além disso, 57% dos bancos estão usando inteligência artificial para melhorar os processos contra lavagem de dinheiro (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) e para conhecer melhor os clientes.

“Nossa pesquisa descobriu que, no futuro, os bancos de atacado estarão mais integrados, mais digitalizados e mais sustentáveis”, afirma Miguel Mas, diretor responsável de Global Corporate Banking da NTT DATA. 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados