O Brasil, mais uma vez, conquista o 3º lugar como país mais criativo do mundo
O Cannes Lions divulgou o Lions Creativity Report 2021. Durante o Lions Decoded foi apresentado o desempenho das empresas, pessoas e regiões mais criativas do mundo, e o Brasil garantiu o 3º lugar na disputa.
Neste ano, as classificações oficiais incluíram novos debates e apresentaram uma soma de tendências, análises e entrevistas com criativos vencedores de Leões, que revelaram o que é necessário para produzir um trabalho de melhor qualificação do mundo. As classificações são compiladas usando dados de trabalhos premiados com Lions, e da shortlist entre 2020 e 2021, incluindo a PwC como parceira de integridade de processo no Festival de Criatividade do Cannes Lions desde 2013.
O Lions Creativity Report apresenta quatro prêmios de Regional Network do Festival, e 11 prêmios globais: Holding Company, Network, Agency, Independent Agency, Creative Brand e Palme d’Or, bem como Health Network, Health Agency, Media Network, Agency by Track, e Independent Agency by Track of the Festival. As classificações criativas também incluem Diretor, Diretor de Arte, Diretor de Criação e Redator de melhor desempenho do Festival.
O Lions Decoded está disponível para assistir na plataforma de membros do Lions, assim como o Creativity Report 2021, onde todos os membros podem acessar. A versão expandida está acessível apenas para os assinantes da The Work, plataforma de inteligência e percepção do Lions.
Simon Cook, diretor administrativo do Lions, comenta: “Juntamente com as classificações definitivas, o Creativity Report do Lions contém percepções acionáveis, que podem ajudar a comunidade criativa a aprender com o talento global por trás do trabalho criativo de maior classificação do mundo. O relatório destaca as empresas e pessoas que produzem trabalhos revolucionários e define a referência para o futuro da criatividade”.
Susie Walker, VP de Insight & Awards do Lions, acrescenta: “A classificação no Relatório de Criatividade do Lions é uma conquista imensa e temos o prazer de comemorar o sucesso criativo das pessoas e empresas por trás do trabalho, neste relatório. As histórias e percepções demonstram como a excelência e eficácia criativas estão impactando marcas e negócios em todo o mundo”.
As classificações oficiais são anunciadas da seguinte forma, e o ranking completo está disponível no Creativity Report 2021.
Classificações de localização de criativos:
1. EUA
2. Reino Unido
3. Brasil
Classificações de cidades criativas:
1. Nova York
2. Londres
3. São Paulo
Pessoas criativas do ranking do festival:
Diretor do Festival:
1. Nisha Ganatra, Chelsea Pictures, Nova York, EUA
2. Markus Ahlm, Colony, Estocolmo, Suécia
3. Semelhante, mas diferente (Charlotte Fassler / Dani Girdwood), Smugller, Londres, Reino Unido
Diretor de Criação do Festival:
1. Jean Zamprogno / Fernando Pellizzaro, David, Miami, EUA
2. Niels Sienaert / Tim Schoenmaeckers, FCB Cchicago, Chicago, EUA
3. Jim Hilson / Toby Allen, AMV BBDO, Londres, Reino Unido
Diretor de Arte do Festival:
1. Felipe Antonioli, David, Madrid, Espanha
2. Andy Tamayo, David, Miami, EUA
3. Dwight Williams / Mateus Cerqueira, FCB Chicago, Chicago, EUA
Redator do Festival:
1. Luis Giraldo, David, Madrid, Espanha
2. Alexander Allen, David, Miami, EUA
3. Jared Schermer, David, Miami, EUA
Rede Regional do Festival – Ásia Pacífico:
1. Dentsu
2. Ogilvy
3. DDB Mundial
Rede Regional do Festival – EMEA:
1. Publicis Wordwide
2. BBDO Worldwide
3. Ogilvy
Rede Regional do Festival – América Latina:
1. DDB no mundo inteiro
2. AKQA
3. Ogilvy
Rede Regional do Festival – América do Norte:
1. FCB
2. Ogilvy
3. McCANN Worlgroup