Brasília, 26 de Maio de 2022 - 20:11

MODELO HIBRIDO DE TRABALHO SERÁ O MAIS ADOTADO EM 2022

O modelo hibrido presencial/online de trabalho será o mais adotado pelas agências em 2022. Foi o que apontou pesquisa realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro com 288 agências, de 16 estados e o Distrito Federal. Cerca de 59% responderam que adotarão o modelo lá e cá.

No momento, 41% disseram que já trabalham com o híbrido. O trabalho remoto, amplamente adotado pela maioria das agências a partir do início da pandemia, aparece quase empatado com o modelo presencial, ambos com 29%, de acordo com a pesquisa.

Sobre o futuro do modelo de trabalho, 33% afirmaram que voltarão ao modelo presencial, após o termino da pandemia, e 8% permanecerão com o trabalho remoto.

Segundo a pesquisa, 33% das agências que responderam que vão adotar o presencial ou híbrido, disseram que irão voltar ainda neste ano, enquanto 34% pretendem voltar em 2022 e 31% não tem previsão ou não pretendem voltar aos escritórios.

“Muitas agências perceberam que o trabalho híbrido pode ser interessante, tanto para os funcionários, que podem aumentar sua qualidade de vida e o rendimento profissional, quanto para as empresas, que cortaram custos de custeio e encontraram uma forma de sobreviver com o trabalho realizado no modelo remoto. Por isso, o modelo híbrido de trabalho veio para ficar”, avaliou Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.

Nas agências do Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Rio Grande do Norte (RN), Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP), o trabalho remoto ainda deverá se manter no futuro próximo, em percentuais que vão de 6%, caso do Espírito Santo, até 13%, nas agências de São Paulo.

Enquanto em estados como Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Catarina (SC) a tendência é a de que o trabalho remoto não seja mais adotado pelas agências, mas sim o  híbrido.

Por outro lado, foi observado que Paraná (PR) e em Santa Catarina (SC), o trabalho presencial foi maioria mesmo durante o período de pandemia, em índices de 35% e 58%, respectivamente, e deve permanecer assim.

Da pesquisa, o resultado para o Distrito Federal (DF)  ficou assim, com 11 agências pesquisadas:

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 55%

Remoto – 36%

Presencial – 9%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 64%

Presencial – 27%

Remoto – 9%

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados