Brasília, 30 de Setembro de 2022 - 6:22

NEWS SHOWCASE: E SE A IMPRENSA VIRASSE UMA GRANDE REDE SOCIAL?

O Google acaba de lançar uma inovação para o mundo da comunicação. Chamada de “News Showcase", o aplicativo tem páginas de conteúdos informativos selecionados por veículos de comunicação. De acordo com a empresa, o objetivo é oferecer notícias com credibilidade e com mais contexto para os usuários.

“Depois da imprensa ter perdido espaço na mídia social e dessas ferramentas terem prejudicado a credibilidade das informações com as fake news, o Google vai transformar a imprensa em uma grande rede social”, afirma a BBA, especialista em Marketing Digital e diretora de marketing da MF Press Global, Jennifer de Paula, que a convite da associação portuguesa de imprensa esteve presente no evento “A Transição Para o Digital”.

Para ela, a novidade do Google aumenta a relevância da credibilidade da imprensa. “Agora as pessoas vão ter acesso direto aos canais de comunicação. É possível escolher os assuntos preferidos, os veículos favoritos e isso vai transformar a imprensa em uma rede social”, detalha a especialista.

Jennifer chama atenção ainda para os prejuízos causados pela facilidade de propagação de informações. “A qualidade da informação acabou se perdendo com o tempo e essa inovação que está acontecendo vai modificar todo o marketing digital em um período muito curto. Essa transformação vai mudar totalmente a forma com a qual as pessoas enxergam a imprensa”, opina.

“É como se o google pudesse qualificar a imprensa e as pessoas vão conseguir selecionar quem serão as principais e mais relevantes. É uma espécie de like dado dentro da imprensa, isso é sensacional”, afirma a especialista. Os avanços tecnológicos disseminados por grandes empresas como o Google estão ditando as mudanças sociais em uma velocidade impressionante. “O desenvolvimento da rede social está fazendo com que todo o resto do mundo digital tenha que se atualizar para não perder a credibilidade”, explica.

Jennifer de Paula defende que a popularização da internet e das mídias sociais têm um poder transformador quase espontâneo. “O rádio era um meio de comunicação que estava sendo deixado de lado. De repente, a internet surge trazendo os podcasts e o rádio volta a expandir e o comportamento das pessoas referente a ele muda também”, exemplifica.

“Um outro exemplo é o TikTok que causou alterações significativas dentro e fora do mundo virtual, mudando o modo de fazer marketing, priorizando vídeos ao invés de fotos e gerando também alterações de comportamentos na sociedade. É incrível a velocidade e a profundidade das alterações que estão acontecendo, é necessário ficar de olho em tudo para não ficar para trás”, pontua.
 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados