Brasília, 04 de Outubro de 2022 - 11:13

PBA CINEMA CELEBRA O GP BRASILEIRO CONQUISTADO JUNTO COM A AGÊNCIA AFRICA NO FESTIVAL CANNES LIONS

Conquistado pela agência Africa, o primeiro Grand Prix da publicidade brasileira na categoria Entertainment Lions For Sports, no Festival Cannes Lions, conferido ao case “Save Salla”, também é muito comemorado pela PBA Cinema, co-produtora do filme da ação juntamente com a Triatoma. O diretor de cena é Santi Dulce, da PBA. O mesmo trabalho também ganhou Leão de Bronze na competição de Film.

O trabalho apresenta uma candidatura “fake” da gélida cidade de Salla, na Finlândia, para sediar os Jogos Olímpicos de Verão do ano 2032. Considerada como um dos centros urbanos com a temperatura mais fria do mundo, por estar na região do Círculo Polar Ártico, a localidade foi escolhida como estratégia para lançar luz à problemática do aquecimento global e suas consequências para nosso planeta. “Quando propusemos a ideia para o prefeito de Salla, Erkki Parkkinem, ele topou na hora”, conta Sergio Gordilho, copresidente da Africa.

A candidatura seguiu todos os trâmites normais: foram criados logomarca, ações promocionais, um bid book, uniformes e até mesmo apresentada uma mascote. Tudo pode ser conferido no site da iniciativa (aqui). Em 25 de janeiro de 2020, a prefeitura da cidade e a House of Lapland (órgão de turismo local) publicaram em suas redes sociais o filme com o qual lançavam oficialmente a candidatura que, quase imediatamente, começou a ser comentada nas redes na internet e na mídia em geral. Para fortalecer a impressão de realidade para a iniciativa, o prefeito da Salla foi pessoalmente à Suíça levar a candidatura ao Comitê Olímpico. No entanto, um dia depois disso, ele fez uma entrevista coletiva para a imprensa, ao lado de cientistas e especialistas em clima, onde revelaram a verdadeira intenção da candidatura, que foi chamar a atenção e gerar conscientização sobre mudanças climáticas relacionadas ao aquecimento global.

O filme dirigido por Santi Dulce, da PBA Cinema, utiliza a ironia como ponto de partida para alertar sobre os impactos do aquecimento global. Nele, moradores de Salla aparecem em cadeiras colocadas em meio a uma paisagem dominada pela neve e atletas adaptam esportes típicos de inverno para o calor. Segundo Santi, este foi um desafio grande. “A ideia respirava um tom de absurdo, porém tinha de manter o espectador dentro da narrativa. Ter a colaboração dos moradores locais como protagonistas foi chave para que a verdade fosse mantida em todo momento”, afirma.

Para o diretor de cena, esse Grand Prix é um lindo reconhecimento ao trabalho em equipe. “Trata-se de um projeto querido, feito com gente querida. Além disso, essa é uma categoria que, como disse Matias Menendez, ECD da África, de alguma forma é o futuro da comunicação”, finaliza. Santi coleciona dezenas de troféus em seu portifólio, que ganhou em diversos festivais. No Cannes Lions, o diretor de cena coloca esse GP ao lado de 10 Leões conquistados anteriormente.

Mayra Gama, managing diretor da PBA Cinema, também comemora o Grand Prix na categoria Entertainment Lions For Sports e o Leão de Bronze em Film: “É muito orgulho ver o diretor que está comigo desde o início da produtora no Brasil sendo o nosso primeiro diretor aqui a estar voando assim. Santi é muito parceiro e muito talentoso”, diz.

Renan Chagas, produtor executivo da Triatoma, também comemora: “Essa produção é única! Passamos 10 dias em Salla, convivemos com as pessoas e conhecemos as paisagens. Isso foi crucial para alcançarmos o resultado desejado. Acredito que chegamos lá”.

A PBA Cinema é a operação no Brasil da Primo, produtora criada em 2008 na Argentina e que também tem unidades operacionais na Espanha, no México e no Chile.

Ficha Técnica

Título: Save Salla
Anunciante: House of Lapland
Agência: Africa
Anunciante: House of Lapland
CCO: Sergio Gordilho
ECD: Matias Menendez
Direção de Criação: Nicholas Bergantin / Rodrigo Adam
Redação: Nicholas Bergantin
Direção de Arte: Rodrigo Adam / Mihail Aleksandrov / Leonardo Zardo/ Maso Heck
Co-produção/filme: PBA Cinema/Primo Content e Triatoma
Direção de cena: Santi Dulce
Produção Executiva: Renan Chagas
Diretor de Fotografia: Gabriel Bianchini
Fixer/Location Manager: Timo Tuuha
Editor: Matheus Tibira
Produção de Som: Guilherme Francischi
Color Grading: Fernando Lui
VFX Warriors: VFX
Assistentes: Iris Maurer e Laura Faber
Agradecimentos especiais: Veli-Pekka Ojamaa, Paula Aspholm, Salla Reindeer Park, Teemu Lahtinen, Adriano Costa, Elton Felix, Daniel Socci, Marla Colour Grading, Andre Pulcino, Guido Gallo e VP Cine

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados