Brasília, 29 de Setembro de 2022 - 7:45

Chacoalha mostra a importância da análise de dados no ambiente de negócios

 O programa Chacoalha desta quarta-feira (23/06), promovido pela FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), teve como convidado o cofundador e head de Inteligência da NR Lidera, Renato Mesquita, para um bate-papo sobre a importância da análise de dados para acelerar os resultados das organizações.

Durante o programa, Renato afirmou que a análise de dados tem que cumprir um papel preponderante nas organizações, e lembrou a famosa frase de Clive Humby, matemático londrino, de que "dados são o novo petróleo". "Cabe a nós fazer a devida extração e lapidação para transformar este bem bruto em um bem precioso", disse.

Em um mundo cada vez mais complexo, que gera 2,5 quintilhões de bytes de dados diariamente, Renato alertou para o fato do dado por si só não ser uma informação, nem conhecimento. "Como ponto de partida, essa ideia conceitual nos ajuda a lidar com um ambiente complexo e entender que existe uma engrenagem. O dado, uma vez lapidado e transformado, ajuda a construir uma informação, e, essa informação, ambientada em um contexto, ajuda a formar um conhecimento", explicou.

Segundo Renato, todo este processo de análise de dados precisa cumprir algumas etapas. Para ele, entender o que aconteceu, porque aconteceu, o que vai acontecer e o que é preciso fazer, é fundamental para construir uma opinião e sustentar uma tomada da decisão mais assertiva.

Para exemplificar, Renato apresentou um case real de uma organização, que, em seis meses, alcançou um crescimento de 27%, com um índice de assertividade entre a projeção e os resultados alcançados de 97%. "O que garante um processo como este é a consistência da base de dados. Por isso, é preciso aplicar técnicas adequadas para extrair a informação certa e embasar o conhecimento que vai gerar um resultado melhor", concluiu.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados