Brasília, 21 de Maio de 2022 - 9:34

PLATAFORMA TILT DA UOL É PREMIADA PELO CNMP COM PROJETO ORIGENS

A Tilt, plataforma de ciência e tecnologia do UOL, venceu o prêmio "Respeito e Diversidade", realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o projeto "Origens: Quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai". A premiação aconteceu em Brasília.

O projeto retratou, por meio de um documentário e reportagens especiais, a trajetória de vinte personalidades negras, que fizeram o teste de DNA para tomar posse de suas próprias histórias e ancestralidades, como o sambista Péricles, a escritora Eliana Alvez Cruz, a funkeira MC Carol, o comediante Yuri Marçal, o vereador Fernando Holiday, a apresentadora Maju Coutinho, a escritora Conceição Evaristo, a atleta Daiane dos Santos, o ator Babu Santana, entre outros.

Como pano de fundo, a produção ainda retrata como a popularização do exame de DNA tornou a investigação genética uma ferramenta viável para resgatar a ancestralidade negra do brasileiro. Foram responsáveis pelo projeto Helton Simões Gomes, editor do núcleo de diversidade do UOL, e Fabiana Uchinaka, editora de Tilt, com o respaldo de uma equipe de diferentes núcleos de conteúdo do UOL.

O primeiro lugar na premiação foi na modalidade “Imprensa”, dentro da categoria “Jornal Impresso, Revista impressa e Webjornalismo”. O prêmio também reconheceu projetos na modalidade “Radiojornalismo e Telejornalismo” e na categoria “Sociedade”.

Murilo Garavello, diretor de Conteúdo do UOL, afirma: “Origens é um projeto que nos orgulha muito, tanto pelo esmero com que foi conduzido como pela importância enorme do tema, da discussão e do resgate de um passado que foi apagado”.
A premiação é uma das atividades do Projeto Respeito e Diversidade, fruto da cooperação entre o CNMP, o Ministério Público Federal (MPF), por intermédio da Procuradoria-Geral da República (PGR), e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados