TCU permite que CC&P atenda o CFQ por um ano, sem prorrogação – Fernando Vasconcelos
Brasília ·
Fernando Vasconcelos
O portal inteligente do mundo do marketing

TCU permite que CC&P atenda o CFQ por um ano, sem prorrogação

Por Redação Meio e Mídia07/08/2019 · 16:18

Normalmente, a validade dos contratos das agências de propaganda vencedoras de concorrências públicas é de um ano, renovável por mais 4 – totalizando no máximo 5 anos, se houver interesse do órgão público. A CC&P venceu a licitação realizada pelo Conselho Federal de Química em abril deste ano, mas teve o resultado questionado e só poderá atender a conta por um ano.

Ocorre que o processo foi contestado pela segunda colocada na classificação geral, Cálix Propaganda, que entrou com recursos o prazo do Conselho, recurso de interposição no TRF1 e Embargo no TCU, questionando alguns procedimentos ocorridos durante a sessão de abertura das propostas e algumas notas diferentes atribuídas ao mesmo critério.

O TCU publicou um primeiro Acórdão (1548/2019), avaliando as ações apontadas pela Cálix como irregulares, dando procedência e recomendando a anulação da Concorrência 003/2019. Porém, na data da publicação do documento, o Conselho Federal de Química já havia assinado o contrato com a agência CC&P.

Desta forma, o Tribunal de Contas da União reavaliou a decisão, aceitando parcialmente alguns esclarecimentos da Autarquia e considerando que se o contrato for suspenso, poderá gerar prejuízos ante os acordos já realizados, e resolveu em novo Acórdão, de nº 1807/2019, permitir que a agência atenda a conta do Conselho pelo primeiro ano – em caráter excepcional por estar em pleno andamento, sem prorrogação. O TCU ressalta no documento que o Conselho deverá realizar novo processo licitatório, caso queira dar continuidade aos serviços de publicidade nos anos seguintes.

A Cálix Propaganda informou que aguarda o Recurso pendente de Interposição no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para se manifestar sobre o assunto.

Editorias

Gostou? Compartilhe esta matéria

Publicidade

As notícias e análises que movem a publicidade brasileiraAnuncie no Fernando VasconcelosAssinar gratuitamente

Publicidade

Acompanhe as principais carreiras do mundo do marketingAnuncie no Fernando VasconcelosAssinar gratuitamente

Parceiros

Nova SBBinderAgência TerruáPropegEllah FilmesNacional ComunicaçãoDe Brito Brasil

FDK
Newsletter FV

Receba o essencial do mercado toda manhã

Fernando Vasconcelos
O portal inteligente do mundo do marketing
Meio & Mídia Comunicação · Brasília — DF
© 2026 Meio & Mídia Comunicação LTDA · CNPJ 32.907.750/0001-38 Política de Privacidade · Preferências de cookies