Brasília, 20 de Abril de 2025 - 15:57

BRASIL HOMENAGEADO DO CANNES LIONS COMO O PRIMEIRO “PAÍS CRIATIVO DO ANO”

O Estadão, que comemora 150 anos de história e quase 25 anos como representante oficial do Cannes Lions no Brasil, informa que o Brasil será homenageado como Creative Country of the Year na edição de 2025 do festival. Este prêmio anual reconhece o compromisso de um país com a criatividade como motor de progresso e desenvolvimento. Durante o festival, o Brasil será protagonista de diversas ações, incluindo showcases criativos, palestras, eventos comemorativos e ativações em Cannes. Um dos destaques será o retorno do FilmBrazil, que realizará um evento de networking e reunirá a comunidade criativa brasileira e global.

Simon Cook, CEO do Cannes Lions, destacou a importância da premiação: “O Creative Country of the Year reconhecerá nações que demonstram sucesso consistente no Festival. Como uma comunidade global com mais de 90 países participantes, buscamos valorizar aqueles que usam a criatividade como motor de crescimento econômico, inspirando sem fronteiras por meio de sua liderança criativa. Agradecemos ao Estadão pelo impacto, paixão e dedicação que têm marcado o Festival e a indústria ao longo dos anos. Juntos, celebramos a impressionante trajetória do Brasil no Cannes Lions, um país que tem a criatividade em sua essência.”

A performance brasileira no Cannes Lions continua a se destacar mesmo diante de mercados publicitários significativamente maiores. De acordo com a WARC, os investimentos em publicidade no Brasil devem crescer 7,9% em 2025, alcançando R$ 93 bilhões. Esse compromisso com a criatividade foi formalizado na iniciativa Brasil Criativo, que estabelece diretrizes para a Política Nacional de Economia Criativa, consolidando o setor como um dos motores estratégicos para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.

Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia Criativa e Indústria do Estado de São Paulo, reforçou a importância desse reconhecimento: “A criatividade é uma força fundamental para inovação e transformação, essencial para inspirar mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Como disse Washington Olivetto, um dos maiores nomes da publicidade brasileira: ‘Não existe criatividade sem paixão’. No Brasil, essa paixão se manifesta de forma única, refletindo nossa diversidade cultural e nossa capacidade de transformar desafios em oportunidades. Nossa criatividade é um diferencial que nos posiciona como referência global.”

Para ampliar a participação brasileira no festival, cada delegado pagante do Brasil terá a oportunidade de indicar um colega, que nunca tenha participado do Cannes Lions antes, com um passe gratuito. Os passes serão limitados e sob aprovação do festival. Essa iniciativa busca incentivar a nova geração de talentos a vivenciar a experiência transformadora do evento.

 O Brasil conquistou seus primeiros Leões no festival de 1971, com dois Bronzes em Cinema e um Leão de Prata em Televisão. Em 1975, trouxe para casa seus primeiros Ouros, e em 1993 ganhou seu primeiro Grand Prix com a icônica campanha Guaraná Diet, da DM9 Publicidade para Guaraná Antarctica. Desde então, o país acumula 1.911 Leões, sendo 20 Grand Prix.

A história do Brasil no Cannes Lions também é marcada por sua forte presença no júri. Em 1972, Alex Periscinoto foi o primeiro brasileiro a ocupar essa posição, seguido por Christina Carvalho Pinto em 1990, a primeira mulher da América Latina a liderar um grupo de comunicação multinacional. Até hoje, mais de 400 profissionais brasileiros participaram dos júris do festival.

O brasileiro Marcello Serpa foi um dos responsáveis pelo primeiro Grand Prix da América Latina e, em 2016, recebeu o prestigioso Leão de São Marcos, uma das maiores honrarias do Cannes Lions. O festival também prestará uma homenagem especial a Washington Olivetto, que faleceu em 2024. Considerado o “Padrinho da Publicidade Brasileira”, ele foi o primeiro brasileiro a conquistar um Leão de Ouro e acumulou mais de 50 Leões ao longo de sua carreira.

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, diretor de TV e amigo de Olivetto, comentou sobre a homenagem: “Washington Olivetto simplesmente mudou a história da publicidade no mundo.”

Mais informações sobre o Creative Country of the Year, incluindo um showreel com trabalhos icônicos do Brasil, podem ser encontradas aqui. Os ingressos para o Cannes Lions 2025 já estão disponíveis. Detalhes sobre as diversas opções, incluindo oportunidades com financiamento, podem ser acessados aqui.Para saber como contribuir com as ativações lideradas pelo Brasil no festival, entre em contato pelo e-mail partnerships@canneslions.com e registre seu interesse.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter