Adolescentes brasileiros são os que mais usam as redes sociais por dia – Fernando Vasconcelos
Brasília ·
Fernando Vasconcelos
O portal inteligente do mundo do marketing

Adolescentes brasileiros são os que mais usam as redes sociais por dia

Por Redação Meio e Mídia07/02/2019 · 15:09

A Viacom International Media Networks, divisão da Viacom Inc., divulgou os resultados de seu mais novo estudo, chamado "My Teen Life: Uma História Global". A pesquisa foi realizada com cerca de 5200 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, em 30 países – como Brasil, Alemanha, Argentina, Canadá, China, Colômbia, Itália, Japão entre outros.

O objetivo do estudo é traçar um panorama da vida dos jovens na atualidade, passando por tópicos como: o que buscam nos seus relacionamentos, o que pensam sobre instituições, quais são suas esperanças, medos e ambições. Um dos trechos que mais se destaca na pesquisa ainda aborda a relação atual dos adolescentes com a internet e os efeitos da tecnologia e das redes sociais em suas vidas.

De acordo com dados obtidos por meio do estudo, os adolescentes brasileiros usam as redes sociais, em média, 63 vezes por dia, e 64% deles se sentem pressionados a responder as mensagens que recebem em até, no máximo, 30 minutos. O número no Brasil é superior à média mundial – 50 usos diários das redes sociais – e inferior ao do país que está no topo da lista – a Argentina, onde os jovens checam suas redes 90 vezes por dia. Em relação à urgência de responder mensagens, a média mundial diz que 61% sente necessidade de retornar em até meia hora. Nesse tópico, destaque para Rússia e Malásia, onde os números são 75% e 73%, respectivamente.

No Brasil, a grande maioria dos adolescentes – 97% – se sente curiosa em relação ao mundo (maior média mundial) e 86% usam a tecnologia para matar essa curiosidade e se manter atualizado. Talvez esse alto grau de exposição e acesso à informação sejam os responsáveis pelos seguintes dados: no país, apenas 7% dos jovens confiam na polícia, 9% nos líderes religiosos e 0% no governo. Já os dados mundiais dizem que 89% das pessoas entre 12 e 17 anos se sentem curiosas sobre o mundo e 75% usam a tecnologia para se manterem atualizadas. Ainda dentro do tema internet, um em cada cinco já sofreu assédio online, embora o assédio da vida real ainda seja o maior problema, com mais da metade afirmando já ter sofrido bullying.

O uso das redes sociais, como afirmado anteriormente, é uma constante na vida dos jovens. A maioria deles, 91%, se descreve como alguém que gosta de "compartilhar e conectar". Além disso, três em cada quatro dizem compartilhar algo engraçado na internet assim que veem. No mundo, 86% correspondem aos que gostam de "compartilhar e conectar" e 73% compartilham achados divertidos assim que os encontram.

Editorias

Gostou? Compartilhe esta matéria

Publicidade

As notícias e análises que movem a publicidade brasileiraAnuncie no Fernando VasconcelosAssinar gratuitamente

Publicidade

Acompanhe as principais carreiras do mundo do marketingAnuncie no Fernando VasconcelosAssinar gratuitamente

Parceiros

Nova SBBinderAgência TerruáPropegEllah FilmesNacional ComunicaçãoDe Brito Brasil

FDK
Newsletter FV

Receba o essencial do mercado toda manhã

Fernando Vasconcelos
O portal inteligente do mundo do marketing
Meio & Mídia Comunicação · Brasília — DF
© 2026 Meio & Mídia Comunicação LTDA · CNPJ 32.907.750/0001-38 Política de Privacidade · Preferências de cookies