O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, um dos grandes nomes do esporte no Brasil, está de volta à suas raízes no campo. Em nova campanha, o Sistema CNA/Senar traz essa informação que poucos conhecem, e homenageia os mais de 5 milhões de produtores rurais do país. Produzidos pela agência Nova, dois vídeos relatam a trajetória do atleta brasileiro, desde a sua a criação no campo, os desafios que ele enfrentou na zona rural e a relação com o esporte. “Uma maratona se vence passo a passo. Uma colheita se faz semente a semente”, é o mote da campanha.
Vanderlei se tornou mundialmente conhecido por um episódio ocorrido nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, ao ser interceptado por um espectador quando estava na liderança da maratona. Mesmo assim, conseguiu terminar a prova em terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que hoje, depois de encerrar a carreira no esporte, ele trabalha com a criação de gado, retornando às origens no campo.
“Desde que eu nasci, sempre sonhei grande. Quando tentaram me derrubar, eu segui em frente, como o campo me ensinou”, relata Vanderlei no vídeo, e prossegue: “o campo me deu aquela luz, que está lá no fim do túnel. A força do campo me fez superar todos os desafios e os obstáculos que encontrei na minha carreira de atleta.”
Foi no campo que Vanderlei começou a treinar, ao ganhar o primeiro par de tênis de corrida, despertando a curiosidade da vizinhança. Os vizinhos depois teriam orgulho daquele maratonista condecorado com a maior honraria olímpica, a “Medalha Barão Pierre de Coubertin”, concedida a atletas que demonstram o verdadeiro espírito olímpico com atos de superação.
“O trabalho em equipe é fundamental para o bom desenvolvimento no campo, para se ter uma boa colheita, e no esporte, para a conquista da tão sonhada medalha olímpica”, afirma o redator da Nova, Márcio Nascimento. “Por isso, reforçamos muito a importância dessa parceria para os milhões de produtores rurais do país se sentirem homenageados e até reconhecidos pela importância do trabalho diário em abastecer a mesa dos brasileiros.”
O Sistema CNA/Senar tem como fundamento representar e defender os interesses de milhões de produtores rurais brasileiros, e busca promover o crescimento e o desenvolvimento do setor agropecuário, além de oferecer educação profissional, assistência técnica e gerencial.
“Vanderlei Cordeiro de Lima representa muito bem o exemplo de resiliência e superação do produtor rural, que cresceu na roça e buscou no campo a força para vencer no esporte, enfrentando todo e qualquer desafio”, afirma o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.
Ficha Técnica
Dia do Produtor 2024 – CNA/Senar
Agência: Nova
Cliente: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar
Campanha: Dia Do Produtor 2024
Vp de Criação: Thomaz Munster
Redação: Márcio Nazianzeno
Head Of Art: Ygor Morato
Direção de Arte: Diogo Arruda
Criação Digital: Leonardo Reis E Filipe Cardeal
Direção de Atendimento: Ana Paula Terra
Atendimento Agência: Andressa Ribas
Direção de Mídia: Estanley Cunha
Estratégia de Mídia: Fernanda Tonelli
Direção de Planejamento: Lucas Garbulha
Planejamento: Bruna Goularte E Renata Prado
Gerente Geral de Produção: Ticiana Rocha
Produção Gráfica: Rafael Toscano E Andreiza Oliveira
Produção Digital: Jonathas Gomes E Karoline Costa
Rtv: Ana Carolina Martins E Rafael Sousa
Produtora de Vídeo: Bsb Serviços Cine Group Ltda
Diretor de Cena: Marcelo Guimarães
Diretor de Fotografia: Fabio Burtin
Diretor de Atendimento: Patrícia Amorim
Coord. de Produção: Marcos Aquino
Produtor Assistente: Marcelo Sampaio Guimarães
Produção Executiva: Luciana Pires
Montador: Walber Castelo E Olésio Nepomuceno
Finalização: Elisa Bedran
Produtora de Áudio: Sagaz Sound Design
Atendimento: Amanda Serra
Diretor Musical: Moisés Souto
Produtor Musical:Moisés Souto
Sound Design: Rafael Sampaio
Foto: Cristóbal Fraga
Retouch: Cristóbal Fraga
Aprovação Cliente: Daniel Carrara E Cecília Kobayashi