Brasília, 15 de Março de 2025 - 16:54

ABA PUBLICA ESTUDO DOS EUA SOBRE MÍDIA PROGRAMÁTICA PARA REDUZIR PERDAS

O A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou nesta terça-feira, 29 de outubro, durante o ABA Summit, o Guia ABA sobre o “Estudo de Transparência da Cadeia de Fornecimento de Mídia Programática” para promover a transparência na cadeia de fornecimento de mídia programática, um tema importante no cenário publicitário atual.

O estudo é uma tradução da versão original “Programmatic Media Supply Chain Transparency Study“, elaborado pela Associação de Anunciantes Nacionais dos Estados Unidos (ANA, na sigla em inglês). O conteúdo foi adaptado à realidade brasileira pelos Comitês de Mídia e de Sourcing da ABA para apoiar profissionais de marketing e publicidade nas tomadas de decisões, relacionadas aos seus gastos com mídia, pensando na diminuição de desperdícios e otimização de seus investimentos.

“O guia é um convite para que anunciantes, marcas e agências assumam o controle de suas campanhas e maximizem o potencial da mídia programática por meio de decisões mais assertivas e estratégicas”, diz a CEO da ABA, Sandra Martinelli. “Ao longo das páginas, os leitores encontrarão as ferramentas e conhecimentos necessários para navegar com sucesso nesse complexo mundo da mídia programática.”

“O objetivo do estudo é observar uma parte da cadeia de fornecimento de mídia digital, a internet aberta, que responde por US$ 88 bilhões, e entender sua produtividade bem como áreas de desperdício na comunidade de profissionais de marketing que trabalham em empresas que consomem mídia”, afirma o CEO da ANA, Bob Liodice. 

Segundo o estudo da ANA, 23% dos investimentos digitais em publicidade programática são desperdiçados, devido a fatores como a complexidade da cadeia de fornecimento, a falta de transparência e a assimetria de informações.

“Essa descoberta evidencia a necessidade de maior transparência e controle por parte dos anunciantes. Por isso, o guia traz dados, cases e uma análise detalhada do ecossistema da mídia programática”, diz a presidente do Comitê de Sourcing da ABA, Lívia Duarte de Barros, que é  gerente sênior de Compras de Marketing e Varejo do Grupo Boticário. “É um documento riquíssimo em dados, insights e orientações práticas para os profissionais de marketing, de como essa parcela significativa do orçamento pode ser recuperada, reduzindo custos, aumentando a eficiência e melhorando o retorno sobre o investimento (ROI).”

Este é o segundo guia da ANA, que a ABA traz para o Brasil. Em março de 2023, a entidade lançou o “Guia Procurement: um estudo sobre as percepções da indústria”, do original “Procurement 2022: The Good, the Bad, and the Ugly”, com o objetivo de entender quais pontos da indústria podem e devem ser trabalhados.

–       Para mais informações sobre ambos os documentos, acesse o site oficial da ABA: www.aba.com.br

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados