Brasília, 08 de Outubro de 2024 - 11:56

ABA: GUIA SOBRE RELAÇÃO ABERTA CLIENTE-AGÊNCIA

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou o “Guia diálogo aberto sobre o negócio e o relacionamento Cliente-Agência”, do original “Client-agency performance evaluations – 2022 update“. Fruto de uma parceria entre a World Federation of Advertisers (WFA) e a Decideware, o conteúdo é uma livre tradução da versão original.

O guia apresenta um panorama sobre como as agências e clientes estão enxergando suas relações e percebendo os seus próprios processos de  feedback de desempenho. No sentido de fomentar a adoção de boas práticas para a conquista de um mercado dinâmico, eficiente, responsável e ético. Explora as seguintes áreas: percepção da avaliação de desempenho; seleção, valor e percepção dos KPIs; frequência e percepção da avaliação do profissional de marketing; remuneração da agência vinculada às avaliações de desempenho e recomendações sobre como o setor deve proceder. 

Foram entrevistados mais de 90 pessoas de 82 organizações multinacionais – 49 clientes e 33 agências. É o segundo estudo lançado pela ABA este ano, totalizando um acervo de 28 guias de boas práticas até agora. O guia está disponível apenas para associados da ABA.

“Esta pesquisa nos mostra que as abordagens para o feedback de desempenho foram aprimoradas ao longo dos anos e hoje inspiram perspectivas mais positivas para o futuro. Prova disso é a queda na percepção de que os clientes ignoram esses feedbacks, cometendo os mesmos erros”, diz   Lívia Duarte de Barros Scoralick, presidente do Comitê de Sourcing da ABA e gerente sênior de Compras de Marketing e Varejo do Grupo Boticário. 

“Reforçamos a importância do compromisso com a transparência nas relações entre cliente-agência desde o início do contrato, a fim de assegurar que as formas das avaliações e medições de desempenho tenham valor e impacto baseados em resultados, objetivamente, com a adoção de KPIs para uma medição de desempenho eficiente e sustentável”, diz Nelcina Tropardi, presidente da ABA e diretora geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa.

“Reiteramos que a proximidade gera relação de confiança, facilitando a dinâmica de produção de campanhas, além de economizar tempo e recursos de ambas as partes. Para crescer juntos é preciso caminhar juntos, e é isso que acreditamos na ABA”, diz Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados