Brasília, 29 de Setembro de 2022 - 2:51

ABA LANÇA GUIA DE DIVERSIDADE EM COMPRA DE MIDIA

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realizou mais um #ABAforadaABA. O encontro, em formato híbrido, marcou a 3ª reunião do Comitê de Mídia da ABA, no qual também foi entregue mais um guia de diversidade ao mercado, seguido por um Happy Hour patrocinado pela NEOOH.

O lançamento do “Guia Diversidade e Representação: Foco no planejamento e compra de mídia” é uma entrega dos Comitês de Mídia, presidido por Marco Frade, head of media, digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo; vice-presidência de Paulo Carneiro, gerente de comunicação & mídia digital da Coty; e de Comunicação & ESG, presidido por Fabiola Duarte, head of communication da L’Oréal.

A ABA tem levado ao mercado diversas iniciativas relacionadas ao pilar de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), por meio de sua agenda estratégica, tendo lançado o “Guia de Diversidade & Inclusão no Processo Criativo das Marcas”, “Guia para Diversidade e Inclusão: A abordagem de um profissional de marketing”, “Guia de boas práticas de combate ao etarismo”, além do “Guia para representação responsável de gênero na publicidade”.

Diante da responsabilidade dos profissionais da área de atuarem como agentes transforma­dores da sociedade e contribuírem para um mundo mais justo através de uma comunicação mais diversa, inclusiva e representativa, a ABA trouxe para o mercado brasileiro este Guia, uma livre tradução de sua versão original elaborada pela WFA — World Fede­ration of Advertisers, com o propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.
 

“Nosso objetivo é estimular os anunciantes a terem um olhar progressista e inovador. Com este guia, provocarmos os profissionais de marketing a se desafiarem e não aceita­rem os estereótipos ou generalizações que ainda temos em relação a alguns públicos. Ele traz à luz reflexões e indica alguns caminhos para que o marketing dê mais visibilidade à pluralidade de consumidores que representam oportunidades muitas vezes desperdiçadas pelas marcas; mas que podem ser alcançadas com planejamento e execução de mídia mais inclusivo e representativo”, diz Nelcina Tropardi, presidente da ABA, vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+.

“Desde 2018, DE&I está na agenda estratégica da ABA. Já publicamos quatro guias que abordam essa temática, inúmeros webinares, o livro `Reflexões — Diversidade & Inclusão´ (Editora Leader), que escrevi com Nelcina Tropardi, publicado no ano passado, e o Censo Global de Diversidade e Inclusão no Marketing, que construímos junto com a WFA. Acreditamos que o marketing precisa ser fundado em uma base sólida de valores, e que diversidade e inclusão não podem mais ser dissociadas das estratégias de marcas. Atuamos em diversas iniciativas acerca desta pauta, porque acreditamos que com um ecossistema diverso e inclusivo, o marketing é mais criativo e inovador para transformar os negócios e a sociedade”, diz Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

“Ao trazer o presente guia para o mercado brasileiro, o Comitê de Mídia da ABA propaga as boas práticas que promovem a diversidade e a representação em nosso ecossistema, por meio de reflexões e orientações para um planejamento e compra de mídia mais inclusivo. As marcas poderão aproveitar as oportunidades que serão proporcionadas, como se humanizar, zelar por suas reputações, pela lealdade do consumidor, ter mais criatividade e inspiração, ser inovadora e consequentemente, ter uma melhor performance”, relata Marco Frade. 

“Apoiamos um marketing diversificado e representativo e, para isso, muitas vezes é preciso quebrar barreiras e fugir de vieses enraizados para ir contra estereótipos e precon­ceitos. Este guia tem como objetivo apoiar os profissionais de marketing para atuarem de forma crítica, questionadora e disruptiva, garantindo que a diversidade esteja presente em todas as etapas da criação, bem como no planejamento e compra de mídia.”, afirma Fabíola Duarte.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados