Brasília, 27 de Janeiro de 2023 - 17:16

BB FINANCIA MAIS QUATRO USINAS DE ENERGIA SOLAR

O Banco do Brasil inaugurou mais quatro usinas de energia fotovoltaica (solar); uma no Sul, duas no Sudeste e a primeira do BB no Nordeste. Os quatro novos empreendimentos, construídos pela EDP, atuante em geração, distribuição e outros serviços de energia, localizam-se em Xique-Xique (BA), Rio Paranaíba (MG), Loanda (PR) e Lins (SP).    

As quatro plantas possuem capacidade instalada total de 23 MWp e vão compensar o consumo de 365 agências, por meio da modalidade de geração distribuída. Além dessas quatro, o BB possui outras três usinas. As duas primeiras foram inauguradas em 2020, em Porteirinhas (MG) e em São Domingos do Araguaia (PA). E a outra entrou em operação neste ano, em Naviraí (MS). Com os quatro novos empreendimentos, estima-se uma economia de 102,5 milhões de reais para o BB, ao longo dos 15 anos previstos de contrato. 

Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil

Para Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil, as usinas são exemplos da atuação do BB, pautada em pressupostos e práticas ambientalmente responsáveis. Segundo ele, o projeto deixa a instituição financeira mais “alinhada com o que a sociedade exige das organizações em relação ao compromisso com o meio ambiente”. 

“Sabemos da importância do setor elétrico para a descarbonização do planeta. Temos atuado para liderar a transição energética, com investimentos de cerca de 3 bilhões de reais até 2025, apenas em energia solar”, afirma Carlos Andrade, vice-presidente de Clientes da EDP no Brasil.

Em outubro de 2022, as duas primeiras usinas solares do BB ultrapassaram a marca de 30 GWh em geração de energia, desde o início da operação. O que significa volume suficiente para iluminar uma cidade de 150 mil residências, durante um mês inteiro. O sucesso do projeto impulsionou a expansão do modelo para todo o país. O banco ainda tem outras 22 usinas fotovoltaicas em fase de contratação ou construção. Quando em operação, todas as plantas vão compensar o consumo de energia de cerca de 1,4 mil agências.  

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados