Na noite do Super Bowl LVII, cerca de 50 milhões de pessoas, somente nos Estados Unidos, assistiram, além de um jogo sensacional, aos maiores lançamentos da propaganda mundial. Assim como o show do intervalo, que este ano teve a cantora mais rica do mundo (entre cantoras e cantores), Rihanna, os comerciais no intervalo do Super Bowl são um evento à parte: as pessoas não trocam de canal, pelo contrário, ficam ansiosas pelos comerciais que divertem e emocionam. Repletos de estrelas de Hollywood, os filmes publicitários ditam o que será tendência na comunicação durante o ano.
O publicitário Guilherme Dias, especialista em Marketing Digital e Networking Profissional, assistiu tudo e separou os melhores. São 14, cujas descrições estão abaixo.
“Muitos comerciais são superproduções, parecem até filmes da Marvel. Mas a sensação é a de que algumas marcas deram tanta atenção à produção audiovisual que acabaram deixando o roteiro sem segundo plano. Sabe aquela sensação de “legal, mas tá, e aí?”, diz Guilherme, diretor consultor do BNI Rocket Campos Gerais. “Outra situação que se mostra como uma forte tendência é o co-marketing ou co-branding. Marcas como GM e Netflix, Heineken e Marvel e PopCorners com Breaking Bad”, continua ele.
14 – Avocados From Mexico:
Como o mundo seria se Eva tivesse mordido um abacate e não uma maçã? Simples e engraçadinho.
13 – Hellmann’s:
Trocadilhos quase sempre são sucesso! Ainda mais se você tem orçamento para contratar gente famosa e dar suporte a piada. Na verdade, esse aqui só entrou na minha lista por causa do Don Draper e da Capitã Marvel.
12 – Popeyes:
Quando um meme vira uma celebridade. Lembra dele? “From memes to dreams.”
11 – Jeep:
O anúncio de 60 segundos mostra animais dançando ao lado das versões elétricas híbridas dos modelos da Jeep. Ele está aqui pelo conjunto da obra: animação, trilha e produto. Mas é um daqueles que deixa a sensação de: já vi isso antes.
10 – Bud Light:
Estrelas: eles são como nós. Milles Teller e sua esposa Keleigh Sperry estrelam a peça onde mostra que as estrelas passam por situações chatas do dia a dia, assim como nós, meros mortais. No filme Keleigh está entediada aguardando o atendimento de um call center quando…
9 – Pepsi:
Esse é um daqueles bem malucos, estilo Doritos mesmo. Jack Harlow aparece frustrado buscando inspiração, até olhar para o “triângulo mágico”. O filme é composto por três artistas internacionais e um deles faz a quebra de padrão levando ao ápice do roteiro. Bem divertido.
7 – Workday:
A Workday é uma empresa de tecnologia B2B, com ferramentas de gestão empresarial, Rh, Finanças e nuvem corporativa.
Essa foi a prova de que não precisa ser chato ao comunicar B2B, ao menos se você tem um orçamento para contratar Ozzy Osbourne e outros astros do rock internacional.
6- Miller Lite, Coors Light & Bluem Moon:
Um clássico estilo de propaganda americana em exploração da rivalidade das marcas sem medo. Metalinguagem e concorrência, por pouco não ficou no meu top 3. O anúncio parecia direcionado para um empate previsível entre Coors Light e Miller Lite, o que seria decepcionante. Então, no último segundo, Blue Moon surge do nada para roubar todo o comercial. Que reviravolta!
5 – Dunkins:
Enquanto Ben Affleck trabalha em um drive-thru de Dunkin, perguntando aos clientes se eles reconhecem seu rosto de algum lugar, Jennifer Lopez chega na janela perguntando ao marido incrédula: “É isso que você faz quando diz que vai trabalhar?”
Enquanto Ben sai para explicar, J.Lo faz um pedido…
4- GM e Netflix
Por que não um carro elétrico? Com várias referências às séries da Netflix, a peça é engraçada e envolvente. Me chamou mais a atenção foi essa estratégia de co-marketing entre as duas marcas.
3 – T-Mobile
Ah! as paródias. Se você tem orçamento para contratar o John Travolta, a chance de errar é muito pequena. Ao som de Grease, esse comercial é o famoso “chicletão”, que não sai da cabeça. Já assisti umas cinco vezes. Tell me more, tell me more…
2 – Google Pixel
#FixedOnPixel
A big idea é melhor de todas. Um dos comerciais mais criativos da noite. Sound Design incrível, alinhamento da comunicação com o produto, montagem… um espetáculo.
1 – PopCorners
O primeiro lugar eu não preciso nem comentar. Apenas, assistam!