Brasília, 03 de Dezembro de 2022 - 0:30

FELIPE, DA GANA, CRITICA A PUBLICIDADE BRASILEIRA

Campanhas publicitárias bem-sucedidas, com potencial para serem premiadas, precisam de três aspectos: conteúdo, audiência e engajamento. Com a quantidade de prêmios que a publicidade brasileira recebe, seria possível afirmar que o Brasil gabarita todos os quesitos. Mas Felipe Silva, fundador e diretor criativo da agência Gana, questiona até que ponto há, realmente, engajamento da publicidade brasileira com o público brasileiro.

“A publicidade do Brasil não gosta do Brasil” foi o tema da palestra que Felipe apresentou na 8ª edição do RD Summit 2022, evento de marketing e vendas que acontece até sexta, 28, no CentroSul de Florianópolis. O criativo disse que apesar da publicidade brasileira estar entre as três mais premiadas do mundo, competindo com Estados Unidos e Inglaterra, falta conexão com o público brasileiro.

“Somos valorizados, mundialmente reconhecidos como referência, mas a maioria das produções não conversa com a nossa população”, afirmou, citando como exemplo a forma como a publicidade enxerga o entretenimento nacional. Segundo ele, falar sobre novela dentro das agências é um passe para “perder a carteirinha de publicitário”, uma vez que as campanhas mais premiadas, geralmente, inspiram-se em conceitos e tendências internacionais.

“A gente tem uma porrada de manifestações culturais que são muito legais, como o Carnaval do Rio de Janeiro e o Axé da Bahia, que são inspirações reais da nossa sociedade. As marcas vão se conectar e engajar, verdadeiramente, com o consumidor, ao entenderem os hábitos e comportamentos do Brasil profundo”, continuou Felipe.

Questionado sobre o que fazer para evitar os clichês na propaganda, Silva foi enfático: “Precisamos de pessoas de verdade, trabalhando na publicidade. Trazer profissionais do Brasil real e profundo, do país inteiro, para criar com seriedade e conversar, realmente, com quem compra”, disse ele.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados