Brasília, 23 de Julho de 2024 - 20:01

“VERDADES DIFICEIS DE ENGOLIR”, POR MORINGA

A ACT Promoção da Saúde e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançam campanha digital “Verdades difíceis de engolir”, criada pela Moringa. O objetivo é chamar a atenção para as estratégias ocultas das grandes empresas do setor alimentício – as chamadas Big Food e Big Soda – que vão de interferências nas políticas públicas de alimentação até relacionar produtos que fazem mal à saúde, com um imaginário que expressa bem-estar e qualidade de vida. 

Criamos um filme como peça principal da campanha, que mostra as incoerências entre discurso e prática dessas empresas, que seduzem o consumidor com propagandas atraentes, mas escondem o impacto do consumo de produtos ultraprocessados na saúde da população. Os prejuízos se estendem também a economia, devido aos gastos com saúde pública para tratar doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além das isenções fiscais e do forte lobby realizado por elas“, diz Rianni Bertoldo, diretora Geral da Moringa.

A importância de implementar políticas públicas voltadas à prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis e criação mecanismos que evitem a interferência da indústria, em políticas de alimentação, estão entre as abordagens do filme.

Todas as informações relatadas na campanha são baseadas no “Dossiê Big Food: como a indústria interfere nas políticas de alimentação”, que documenta oito casos emblemáticos desse tipo de ação. O relatório conclui que “é preciso avançar nas políticas de prevenção de conflitos de interesses e na análise crítica das empresas no âmbito das suas práticas, políticas e produtos. Estratégias de proteção, promoção e apoio a ambientes e sistemas alimentares adequados e saudáveis devem ser a prioridade de governos, e precisam considerar a sociedade civil”,  que é a principal impactada pelas políticas públicas.

Acompanhe a iniciativa pelo site naoengulaessa.org.br e nas sociais do Idec e da ACT Promoção da Saúde.

Ficha Técnica:

Título: Verdades Difíceis de Engolir

Produto: Interferência da Indústria

Cliente: Idec e ACT

Agência: Moringa 

CEO: Bruno Ladeira

Diretora Geral: Rianni Bertoldo

Direção de Operações, Direção de Projetos e PMO:  Diogo Moreira

Direção de Criação: Lídia Pessoa 

Redação: Heitor Perpétuo

Direção de Arte: Emanuel Oliveira

Direção de Social e Conteúdo: Camila Carrano

Projetos: Priscila Gonçalves e Geane Santanna

Diretora de Atendimento: Rosa Cordeiro 

Atendimento: Manoela Nodari 

Planejamento & Estratégia: Rafael Leão

Conteúdo: Sindy Sousa

BI: Daniel Benzi

Mídia: Alisson Gomes

Tecnologia: Isaias Coelho

UX/UI: Rodrigo Alexandre da Silva e Pedro Gomes

RTV: Samantha Brandão

Produtora: BdeVaca

Trilha e Locução: Bafo na Nuca

Aprovação do cliente: Camilla Rigi, Laura Dauden, Daniela Guedes, Sarah Fernandes e Tainá de Almeida Costa

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados