Brasília, 06 de Dezembro de 2022 - 11:29

GLOBO PESQUISA MODELOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Globo firmou parceria com o Centro Pi, o Centro de Projetos e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. O acordo tem como foco o enriquecimento de metadados, a partir de modelos de inteligência artificial, e poderá apoiar a Globo em seus desafios de negócio, permitindo melhorias nos seus sistemas de recomendação.

Os pesquisadores do Centro Pi trabalharam nos dados enviados pela Globo, compilando e agregando múltiplas bases de metadados para construir o sistema – foram mais de 1,5 milhão de filmes e séries. Com base nesse volume de informações, o grupo desenvolveu algoritmos de machine learning a fim de extrair palavras-chaves, capazes de caracterizar cada um dos títulos. As palavras-chaves foram distribuídas em diferentes categorias, como gênero, temas, estrutura técnica, pessoas envolvidas, lugares retratados e muito mais.

“Nosso objetivo primeiro era extrair o entendimento de uma imensa quantidade de informações e, a partir disso, fazer um sistema de recomendação consistente e interpretável, que gerará valor ao público consumidor da Globo”, comenta, em nota, Paulo Orenstein, pesquisador do IMPA.

Para Carlos Octávio Queiroz, diretor de Estratégia Corporativa e Arquitetura da Globo, “ter uma base ampla de metadados de conteúdos é fundamental, e poder incrementar essa base por meio da extração automática é um grande avanço. Além disso, estabelecer parcerias com centros de pesquisa relevantes, como é o caso do IMPA, acelera o desenvolvimento e traz muito valor às nossas soluções baseadas em dados”, disse o executivo, conforme a Telaviva.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados