O ano de 2023 para a publicidade digital foi marcado por avanços e adaptações a novos modelos, assim como pelo crescimento nos investimentos em mídia digital. Neste contexto, o IAB Brasila apresenta os principais temas que pautaram o segmento em 2023 e as tendências que devem marcar 2024.
A Creators Economy ganhou mais força no panorama digital, à medida em que os criadores de conteúdo seguem conquistando mais seguidores que se identificam e confiam em seus conteúdos. A pesquisa “#Publi: O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros” apontou que 92% dos brasileiros conectados costumam aplicar, frequentemente, as dicas e conselhos dos infuencers, sendo que 65% dos internautas consomem diariamente conteúdo produzido por eles.
A evolução da Connected TV (CTV) no último ano representa uma mudança significativa nos hábitos de consumo de mídia. O whitepaper “Publicidade nas grandes telas: perspectivas para CTV” destacou tendências globais, além de oportunidades e desafios para a publicidade nas telas grandes. Crescimento corroborado pela pesquisa ”TV Conectada Brasil 2023”, que revelou que 58% dos usuários acessam a internet pela televisão, sendo este o único dispositivo que vem apresentando aumento consistente.
O Digital Out of Home (DOOH) segue promissor para marcas se conectarem com consumidores, impulsionado pelo uso de dispositivos com sensores, conexões via wi-fi e dados mobile. O paper “DOOH: A transformação da Publicidade Out of Home” oferece insights sobre o meio.
O ano também foi marcado pelo anúncio dos cookies de terceiros nos navegadores. O levantamento “State of Data Brasil 2023” revelou que 97% das empresas esperam ser afetadas por essa mudança. Para auxiliar nesse processo, o IAB Brasil desenvolveu materiais como o “Checklist para o Fim dos Cookies”, que aponta os impactos em diversas atividades fundamentais para agentes da indústria de publicidade em operação de mídia.
Acessibilidade no ambiente digital é outro destaque. O “Guia de acessibilidade para Conteúdo Digital”, elaborado pelo IAB Brasil em parceria com a Sondery, apresentou orientações importantes para práticas inclusivas na publicidade, com preocupação ética e uma demanda por conteúdos acessíveis por parte do público consumidor.
Sobre as tendências no digital, o relatório ”Brand Disruption” apontou as quatro principais que devem pautar o ecossistema em 2024: – H-Commerce, – Creators Economy, – Inteligência Artificial e Metaverso e Games.