Brasília, 05 de Dezembro de 2022 - 14:21

BB ENTRA NO MERCADO DE OPERAÇÕES COM CARBONO

O Banco do Brasil (BB) anuncia seus primeiros projetos e negócios no mercado de créditos de carbono. Foram captados três projetos de originação de créditos de carbono nos biomas Amazônia e Cerrado. Também fechou o primeiro negócio de comercialização de créditos na região Sul do país.

O presidente do BB, Fausto Ribeiro, explica: “a partir de análises em 80 propriedades por todo o país, nossas equipes técnicas mapearam cerca de 500 mil hectares de terra que podem ser habilitadas para o Mercado de Carbono. Desse total, 150 mil hectares ganharam o status de pré-avaliados para viabilidade de projetos”.   

Em outra frente, o Banrisul assinou com o BB uma intenção de parceria na área de sustentabilidade para a aquisição de créditos de carbono para compensação de suas emissões diretas de gases de efeito estufa relativas a 2021.

Na ponta da originação, o BB também firmou contratos com três grandes proprietários rurais nos biomas Amazônia e Cerrado, com áreas potenciais de preservação que somam mais de 70 mil hectares e expectativa de geração de 290 mil créditos de carbono/ano. Esses projetos coordenados pelo BB e parceiros contemplam a categoria desmatamento evitado. Para certificação, o BB utiliza o padrão Verra do mercado voluntário de carbono.

O banco informa que dá suporte a clientes, sobretudo produtores rurais, com a identificação do potencial da área até a conclusão final do projeto e a geração de créditos, utilizando metodologias internacionalmente reconhecidas e já validadas.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados