Brasília, 27 de Janeiro de 2023 - 18:30

BB VAI APLICAR RECURSOS VERDES DO BANCO MUNDIAL

O Banco Mundial aprovou um projeto de 500 milhões de dólares para expandir o financiamento vinculado à sustentabilidade, e fortalecer a capacidade de o setor privado acessar os mercados de crédito de carbono.

Em colaboração com o Banco do Brasil (BB), o projeto adotará, pela primeira vez, uma abordagem de empréstimo vinculada à sustentabilidade para ajudar o Brasil a atingir suas metas climáticas.

O projeto visa oferecer benefícios robustos de mitigação de emissões de carbono. A expectativa é de reduzir o equivalente a cerca de 4,5% do que o Brasil precisa para cumprir seus compromissos de zerar as emissões de carbono, até 2030.

Líder do agronegócio brasileiro, com cerca de 60% de todo o crédito rural no mercado financeiro, o BB tem o compromisso de apoiar clientes, parceiros e a sociedade na transição para uma economia de baixo carbono, com metodologias, linhas de crédito e soluções sustentáveis.

“O Brasil tem potencial significativo para se tornar um líder global na transição para uma economia de baixo carbono. Para isso, é necessária uma ação urgente para complementar as atividades públicas com soluções e financiamento privados”, disse Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil.

O Projeto de Financiamento Climático do Brasil adota uma abordagem de financiamento inovadora e baseada em resultados, que incentiva as empresas a adotar e implementar planos confiáveis de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), de modo a reduzir a pegada de carbono em toda a empresa.

A iniciativa também vincula essas empresas a mercados de carbono de alta qualidade. Com o novo projeto, o Banco do Brasil poderá oferecer a seus clientes pacotes que integram financiamento com apoio ao acesso aos mercados de carbono, por meio de um balcão único.

Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil

“Os setores público e privado têm um papel vital no apoio à transição para uma economia mais verde”, afirmou Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados