Para celebrar o Dia do Motociclista, comemorado neste sábado (27), nada melhor do que participar do maior passeio motociclístico do mundo, na programação oficial do Capital Moto Week. Numa rota de 60 km de adrenalina e liberdade sob duas ou três rodas, as ruas de Brasília serão invadidas por mais de 35 mil motos. O percurso passa pelos principais pontos turísticos da cidade. A diversidade de motos reunidas pelas paisagens do planalto central se torna um monumento à parte. O comboio sairá do Parque de Exposições da Granja às 16h.
O tradicional circuito, agora chamado Passeio Motociclístico by Suhai, mantém 13 km de pista ocupada. O circuito começa na Avenida Principal do complexo Moto Week, no Parque Granja do Torto, passando pelos principais pontos turísticos da capital, até retornar à “Cidade da Moto”. Na edição de 2023, o passeio teve a participação de mais de 35 mil pilotos, tornando-se o maior do mundo em número de participantes. Para esta edição, espera-se que o número seja ainda maior.
“O passeio é uma tradição, um marco para o Capital Moto Week e para Brasília. É um verdadeiro convite para o público, que vem de todos os estados e países, explorar o traço e as belezas do planalto central, sempre com responsabilidade”, afirma Pedro Franco, CEO do CMW. De acordo com a organização, qualquer pessoa em moto ou triciclo pode participar do Passeio Motociclístico by Suhai, seja saindo diretamente do complexo ou se juntando ao comboio ao longo do percurso.
“Para a Suhai, é uma honra fazer parte do Capital Moto Week e do maior passeio motociclístico do mundo, que tem tudo para superar a última edição”, destaca Janaína Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora. Segundo ela, neste Dia do Motociclista, a empresa reforça a importância de contar com um seguro veicular. “Acreditamos que todos que tenham motocicleta, ou outros tipos de veículos, devem desfrutar da tranquilidade, segurança e bem-estar por estarem protegidos em todas as situações e adversidades de trânsito”, acrescenta a executiva.
Percurso
Às 15h, na arena do palco principal do CMW, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do DF passará instruções de segurança aos participantes. A concentração acontecerá às 15h30, na avenida principal da Cidade da Moto. O comboio sairá do Parque de Exposições às 16h. As pistas serão fechadas para a circulação acontecer com mais tranquilidade. O DETRAN/DF acompanhará a rota por via terrestre e aérea. Ambulâncias estarão à disposição para qualquer atendimento.
O percurso começa na Granja do Torto, desce o Eixão Norte, entra no Eixo Monumental, no sentido EPIA, faz o retorno na Praça do Buriti e desce em direção à Esplanada dos Ministérios. Na sequência, o comboio atravessa a Ponte JK, sobe até o balão do Jardim Botânico, faz o retorno e desce em direção à Ponte JK. O retorno ao Parque de Exposições Granja do Torto será feito pela via L4 Norte.