O mais importante fórum global de discussão de cores está retornando ao Brasil em 2024 pelas mãos da ESPM. Com mais de 50 anos e promovido pelo International Colour Association (AIC), o Congresso Internacional sobre Cor erá realizado na ESPM de São Paulo de 16 a 19 de setembro. Mas atenção: a chamada para submissão de trabalhos e pesquisas ficará aberta até o dia 31 de março.
Representado pela Associação ProCor, o evento terá como tema geral Color Design, Communication and Marketing (Cores: Design, Comunicação e Marketing). De acordo com a presidente da associação, Paula Csillag, “a realização do Congresso da AIC no Brasil amplia a visibilidade da importância das cores para as mais variadas áreas de estudo e de aplicação prática”.
A edição de 2024 reunirá acadêmicos e profissionais ligados às mais diversas áreas da cor, como tecnologias digitais, indústrias de pigmentos, tintas e variados produtos de consumo e arquitetura, assim como todas as formas de design, arte, química, colorimetria, branding e marketing, entre outras. Além do público altamente especializado de diversos países, o AIC 2024 contará com a presença dos 2.700 alunos de graduação dos cursos oferecidos pela ESPM.
Ao longo dos quatro dias, a programação envolverá palestras, apresentações, debates e workshops, além de uma exposição de produtos e serviços, incluindo a participação de empresas de inúmeros setores. A coordenação das atividades estará a cargo das professoras Paula Csillag (ESPM e presidente da ProCor), Carolina Raffainer (ESPM), Ricardo Zagallo Camargo (ESPM) e Vien Cheung (University of Leeds).
O evento conta com o patrocínio de Sherwin-Williams, Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), Lukscolor, RAL Colours e Studio Immagine, e apoio do CNPq e SITIVESP, estando aberto a novos interessados em contribuir para o sucesso dessa importante iniciativa.
Paula Csillag, uma das coordenadoras do evento, afirma que entre 62% e 90% da avaliação de um produto por parte dos consumidores baseia-se na cor, de acordo com estudos na área. “Vários autores afirmam que a cor é uma ferramenta de marketing, por atrair consumidores e moldar suas percepções“, diz. “Uma recente pesquisa da WGSN (Worth Global Style Network), referência em tendências de consumo, teve 98% de respostas apontando que a decisão de compra é influenciada pela cor”, acrescenta, lembrando que a forma como os contrastes de cores é escolhida em produtos ou ambientes pode ser fator determinante para o sucesso ou fracasso desses projetos.
Call for papers já começou
Quem desenvolve algum trabalho ou pesquisas e estudos sobre cores já pode submeter seu trabalho para a avaliação do Comitê Científico do Congresso, sendo aceitas diferentes formas de apresentação: projetos de design, de decoração, obras de arte, aplicativos, softwares, cases, relatos, ou seja, qualquer produto técnico-tecnológico, além de monografias. O call for papers (chamada de trabalhos) está aberto até 20 de fevereiro de 2024, prazo no qual devem ser enviados os abstracts (resumos) para avaliação.
Os trabalhos precisam ser apresentados em inglês e deverão estar relacionados ao tema geral do Congresso (Color Design, Communication and Marketing, ou Cores: Design, Comunicação e Marketing), podendo abordar tópicos como Cor em Branding e Marketing; Cor e Comportamento do Consumidor; Cor no Design e na Comunicação Visual; Cor e Produtos de Consumo; Aplicação Industrial da Cor; Cor no Design de Interiores e na Arquitetura; Semântica e Semiótica das Cores; Cor e Psicologia; Cor e Fisiologia; Cor e Física; Colorimetria, Controle da Cor e Sistemas de Cor; Educação para a Cor; Cor na Arte, Cultura e História.
Os autores dos papers selecionados para o congresso serão convidados a produzir versões mais amplas de seus trabalhos, para publicação nas edições especiais do Color Research and Application, Color Culture and Science Journal ou do Journal of the International Colour Association (JAIC).
Haverá também premiações para os melhores papers, as melhores apresentações no formato pôster e os melhores papers de estudantes.