Brasília, 22 de Janeiro de 2025 - 23:59

RECORD TV E GLOBO FORAM INDICADAS AO PRÊMIO EMMY

A Record TV foi indicada ao Emmy Internacional de Jornalismo 2022, única brasileira finalista na categoria Atualidades, concorrendo com matéria em que André Tal, repórter especial da casa, revelou sua batalha contra o Mal de Parkinson e sua busca por um tratamento. A produção foi exibida em dezembro de 2021, no “Domingo Espetacular”.

Também a TV Globo recebeu a 16ª indicação seguida da Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências dos Estados Unidos. Na categoria “Notícia”, o jornalismo da Globo está entre os finalistas com “Jornal Nacional” e “Fantástico”. Os vencedores do Emmy serão anunciados no dia 28 de setembro, em cerimônia que será realizada em Nova York. 

A reportagem da Record TV concorre com trabalhos da Nigéria (BBC África), Reino Unido (Hardcash Productions / The Economist/ ITV), e Alemanha (NDR-Fernsehen).  André Tal, 43 anos, tem mais de duas décadas no jornalismo e, durante oito anos, foi correspondente internacional da emissora em Nova York, Tóquio e Londres. Na reportagem, ele tornou público o diagnóstico que escondia havia quatro anos e mostrou sua busca pela cura, uma jornada que o levou até o Dr. Marc Abreu, um médico brasileiro que desenvolve um tratamento experimental na Universidade de Yale (EUA), para pacientes que sofrem com alguns tipos de doenças degenerativas.

Atuando como repórter e paciente ao mesmo tempo, ele mostrou o passo a passo do tratamento.

“Recebi a notícia com uma alegria gigante. Só a indicação como finalista em um prêmio como esse já é uma vitória. A gente está sempre na televisão contando histórias dos outros e poder mostrar o outro lado, contar a minha própria história, é muito bom. E foi importante a Record ter dado esse espaço para eu poder falar sobre algo que me afligia há tantos anos”, conta André.

Já os dois jornalísticos da Globo concorrem pela cobertura do “Caso Prevent Senior”,  com representantes da França, do Reino Unido e do Catar. As reportagens denunciaram que a operadora de plano de saúde usou medicamentos sem eficácia comprovada para Covid-19 no tratamento de pacientes, e ocultou a causa da morte de doentes de Covid. O caso também virou tema de documentário do Globoplay, “O Caso Prevent Senior”, dirigido pelo jornalista Álvaro Pereira Jr.  A Globo já recebeu 18 troféus do Emmy.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados