A Globo anuncia a criação de novas estruturas nos Estúdios Globo, com duas diretorias de gênero. Lideradas por Monica Almeida, que assumirá a de Auditório, e por Patricia Pedrosa, a de Humor. Outra novidade que reforça o investimento na evolução de narrativas e na busca por novos formatos é a implantação do núcleo de Produção de Filmes de Janela Curta, sob a responsabilidade do produtor Raphael Cavaco, no gênero Dramaturgia, com direção artística de José Luiz Villamarim.
Monica Almeida, na nova posição, vai contribuir com Luciano Huck e Helio Vargas, no Domingão com Huck; com Marcos Mion e Geninho Simonetti, no Caldeirão com Mion e com Serginho Groisman e Adriano Ricco, no Altas Horas. Os três programas passam a formar o portfólio do Gênero Auditório.
Para estimular e desenvolver projetos de humor foi criada a Direção do Gênero Humor. Como diretora, o papel de Patricia Pedrosa será o de abrir caminho para o portfólio mais diverso de projetos, envolvendo talentos da casa e do mercado.
O núcleo de Filmes Janela Curta funcionará dentro do Gênero Dramaturgia, sob a direção artística de José Luiz Villamarim. Vai produzir longas metragens para atender às demandas da TV Globo e do Globoplay. O gerente será Raphael Cavaco, produtor com 15 anos de experiência na Globo e cinco anos em produção para cinema.
Cavaco e Villamarim vão organizar processos de briefing e pitching, para que toda a comunidade criativa da Globo possa ter propostas avaliadas. Criadores do mercado também serão convidados a participar.