Brasília, 17 de Abril de 2024 - 6:13

TV BRASIL LANÇA PROGRAMA SOBRE RADIO MEC 100 ANOS

Em comemoração ao centenário da primeira emissora de rádio do país, a Rádio MEC, sucessora da pioneira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a TV Brasil estreia o documentário inédito “1 dia na MEC, 100 anos no Rádio”, nesta segunda (25), às 21h. A produção original também fica disponível no app TV Brasil Play

O poeta Carlos Drummond de Andrade ajudou na mudança do nome de Rádio Sociedade para Rádio MEC em 1936. O entusiasta inclusive participou ativamente da troca das placas de patrimônio nos equipamentos da rádio. E áudios históricos como de Roquette-Pinto, Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Paulo Autran.

Com destaque para o fomento da produção de conteúdo audiovisual, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da centenária Rádio MEC, da histórica Rádio Nacional e da TV Brasil, costura a trajetória da comunicação pública para valorizar e resgatar a relevância desses três veículos. 

O trabalho tem a roteirista Antonia Pellegrino na Diretoria de Conteúdo e Programação. A equipe do projeto conta com a premiada documentarista Maria Augusta Ramos na Gerência Executiva de Conteúdo, além de Alice Lanari e Zeca Ferreira, na gerência e na coordenação de criação de conteúdos artísticos. Com direção de Poliana Guimarães.

Produzido com material raro e exclusivo de acervo próprio, o documentário “1 dia na MEC, 100 anos no Rádio” busca levar o espectador para dentro do universo radiofônico. A proposta é destacar a importância do veículo, relevante para a formação da sociedade brasileira ao longo de décadas, que permanece cada dia mais vivo e preparado para os novos desafios em sua caminhada rumo ao próximo centenário. 

Ficha técnica 

País: Brasil. Ano: 2023. Gênero: Documentário. Direção: Poliana Guimarães. Ideia Original e Roteiro: Leonardo Dias. Produção Executiva: Rafael Tavares. Produção: Ingrid Gassert, Katy Navarro, Leonardo Dias e Poliana Guimarães. Pesquisa: Aline Brettas, Maria Carnevalle, Michelle Tito, Paula Lima e Thiago Guimarães. Edição e Finalização: Eric Gusmão, Leonardo Lamad e Jean Albernaz. Sonorização e Mixagem: Maurício Azevedo. Direção de Fotografia: Amâncio Ronqui e João Victal. Coordenação de Produção: Poliana Guimarães. Coordenação de Criação de Conteúdos Artísticos: Zeca Ferreira. Gerência de Produção de Conteúdo Audiovisual: Linei Lopes. Gerência de Criação de Conteúdos Artísticos e Projetos Especiais: Alice Lanari. Gerência Executiva de Conteúdo: Maria Augusta Ramos. Diretoria de Conteúdo e Programação: Antonia Pellegrino. Classificação indicativa: Livre. 43 min. Inédito. 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados