Brasília, 25 de Setembro de 2022 - 20:31

AUMENTA INTERESSE EM VER EVENTO CULTURAL DE PERTO

Tem aumentado o interesse dos brasileiros pela participação em eventos culturais presenciais, em comparação com as iniciativas online. É o que mostram dados da pesquisa Hábitos Culturais III, do Itaú Cultural/Datafolha.

A nova realidade foi constatada em todos as áreas de entretenimento, como shows musicais, espetáculos de circo, teatro e dança, atividades infantis de cultura, seminários e também aulas e oficinas de arte. Nos shows musicais, por exemplo, 72% dos entrevistados afirmaram que hoje dão preferência à experiência presencial. E quem opta pelo online, houve queda de 32% na pesquisa do ano passado para 19%, agora.

Entre as razões, 30% dos entrevistados informaram que a preferência pelo presencial é pela oportunidade de poder ter contato com outras pessoas. Há também a perspectiva de maior credibilidade das apresentações presenciais, que aparece em segundo lugar, com 16%. As motivações subsequentes são maior emoção (13%), prende mais a atenção (12%) e sair da frente do computador (7%).

Já quem opta pelo online tem entre as principais motivações a comodidade e a flexibilidade, que aparecem com 27% das menções.  A localização para evitar deslocamentos (16%), desejo de evitar aglomerações e não pôr a saúde em risco (12%) e a praticidade de assistir em casa (10%) surgem na sequência.

O levantamento ouviu 2.240 indivíduos de 16 a 65 anos, em todas as regiões do país. A pesquisa também registra que 62% dos indivíduos diminuíram a frequência de atividades de cultura e de lazer, em relação ao período pré-pandemia. Outros 26% mantiveram os níveis e 12% aumentaram as atividades, segundo Propmark.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados