Brasília, 29 de Março de 2024 - 2:49

MARKETING DE COMUNIDADE OU O PODER DO BOCA A BOCA

Um produto ou serviço que resolve o problema do consumidor é algo que estimula a conexão e confiança entre o cliente e a marca. Quando isso acontece, é frequente que o consumidor recomende em uma conversa ou nas redes sociais, muitas vezes chegando até a fazer parte de comunidades de fãs daquela marca, empresa ou conceito – os chamados “brand lovers”. 

Tudo isso nada mais é do que a descrição da clássica “propaganda boca a boca”, que é uma das grandes apostas para o marketing em 2023. 

“O boca a boca nunca morreu; ele sempre esteve firme e forte. Agora, há o crescimento do conceito de Marketing de Comunidade, como o Social Commerce. Se a sua amiga ou uma influencer recomendarem um produto, as chances de você também querê-lo são grandes”, explica a especialista em estratégia digital e CEO da agência AcoutPlus, Adriana Coutinho, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais.

O conceito de Marketing de Comunidade é um conjunto de ações que podem fomentar, estimular e organizar uma comunidade ao redor de uma marca. Ter alguém que experimentou, gostou e sente prazer em recomendar um produto ou serviço gera conexão e confiança. 

Nos EUA, de 50% a 60% dos consumidores fazem compras a partir de recomendações publicitárias ou em plataformas de mídias sociais, segundo o recente estudo Consumer Pulse Survey, da KPMG. O Brasil tem cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais, segundo a plataforma Cupom Válido.

Segundo Adriana, entre os principais insights apontando para o que virá em 2023, estão:

  • Mais conversa. Só posts de venda podem desanimar o consumidor.
  • Invista em novidades para estimular a comunidade, como uma playlist temática ou newsletter com os destaque do mês, por exemplo. 
  • Expanda, mas com cuidado para não extrapolar demais os assuntos pertinentes à sua empresa e acabar se perdendo.
  • Ouça o que sua comunidade tem a dizer. Que tal fazer uma pesquisa?  
  • Monitore sempre o que dizem da sua empresa, uma forma de detectar e antecipar problemas.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados