A história da publicidade conta que desde sempre, a propaganda, em suas diversas mídias, foi utilizada para tornar o mundo melhor. Com o passar do tempo, a linguagem publicitária e a criatividade fizeram muito para diminuir o preconceito, aumentar a tolerância entre as pessoas e denunciar toda e qualquer prática de violência e injustiça.
Segundo Maria Matuck Abranches, professora de Criação e Redação Publicitária e supervisora da Área de Criação e Produção da graduação de Comunicação e Publicidade da ESPM, os profissionais da área de Comunicação têm grande responsabilidade, ao veicular mensagens amplamente difundidas pelo poder de generosas verbas de mídia e, com isso, tendo o poder de influenciar o pensamento das pessoas.
Para a professora, há vários exemplos de como os publicitários chamam para si a responsabilidade de veicular mensagens positivas e reverter as negativas. Exemplos: “Neste ano, o Bradesco traz em sua mensagem de Feliz Ano Novo uma pergunta: ‘E para você o que vem primeiro em 2023?’. Claramente, esta é uma chamada a nos conectar com o que importa de verdade em nossas vidas. Já a campanha publicitária do Boticário apresenta cenas de discussões, brigas, desentendimentos entre familiares e amigos, em anúncio que vem sendo veiculado atualmente. Apresenta a preocupação de reconciliar famílias e amigos”, diz.
A especialista destaca que “há muito se diz que a mídia é o quarto poder, e esse poder ficou ainda maior com as atuais guerras de narrativa. Daí a importância de se ter consciência disso, a cada momento que se cria uma peça ou uma ação publicitária”, afirma ela.