O número de vendedores ambulantes e microempreendedores na área de alimentação deu um salto para driblar o desemprego ou buscar um aumento de renda durante a pandemia. Só no primeiro semestre de 2020, houve acréscimo de 10,2% ou 1 milhão de novos microempreendedores individuais (MEIs) no país, de acordo com dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal.
Para dar suporte e ajudar esses pequenos empreendedores e os ambulantes de alimentos e bebidas, a Coca-Cola Brasil apresenta o programa “Crescendo Juntos Microempreendedores”, a maior plataforma de relacionamento, parceria e fidelização do Brasil voltada para microempreendedores de alimentação. A agência Digi é responsável, em conjunto com a Coca-Cola Brasil, pelo desenvolvimento e gestão operacional do programa.
A plataforma oferece benefícios exclusivos da companhia de bebidas e cursos de capacitação e profissionalização desenvolvidos pelas entidades-parceiras como Sebrae e Aliança Empreendedora. O objetivo é cadastrar os microempreendedores e ambulantes que vendem produtos do portfólio Coca-Cola Brasil nas ruas, barraquinhas, trailers, carrinhos, nas suas comunidades, entre outros, e oferecer o resgate de prêmios e treinamentos.
Para acessar o programa, o microempreendedor ou ambulante deve baixar o aplicativo (disponível gratuitamente na Apple Store ou Google Store para celulares com IOS ou Android), cadastrar a nota fiscal dos produtos Coca-Cola Brasil comprados nas lojas e canais participantes, juntar pontos e trocar por prêmios exclusivos da marca, como guarda-sóis, bonés, tênis, geladeirinhas de isopor, mesas e cadeiras etc.
Até o final de abril a expectativa é mobilizar até 110 mil microempreendedores e ambulantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A expectativa é que o programa seja expandido para até 15 estados do Brasil ainda este ano.