Brasília, 30 de Setembro de 2022 - 7:39

DIA DA AMAZÔNIA SERÁ MARCADO COM HOMENAGENS NO DOMINGO

Neste domingo, 5, comemora-se o dia da Amazônia. Diversas entidades programaram ações para marcar a data, incluindo a TV Cultura, que exibirá o documentário "BR Acima de Tudo", inédito em TV aberta. A produção destaca os abismos que separam aqueles que compartilham de uma mesma terra no Norte do estado do Pará, onde fica o maior bloco de florestas protegidas do mundo. A exibição será a partir das 15h30.

Considerada o “pulmão do mundo”, a Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade. Maior reserva natural do planeta, tem cerca de sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões de florestas (59% do território brasileiro), formando o importante bioma para o equilíbrio ambiental e climático do planeta (67% das florestas tropicais do mundo), além da conservação de recursos hídricos (20% das águas doces).

“O Dia da Amazônia é um dia de celebração. Nós temos conhecimento sobre os problemas e desafios do bioma, mas muito mais sobre as ferramentas que precisamos para vencê-los, e quais os resultados que devemos atingir. Nosso trabalho tem se pautado na proposição de uma agenda positiva para o desenvolvimento sustentável do bioma”, diz a secretária geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito.

A Organização da Nações Unidas (ONU) lançou a campanha Nós>>o movimento, com uma série de ações que serão realizadas no Parque Ibirapuera, em São Paulo, para mostrar histórias de personagens que têm ajudado com a conservação da Amazônia. Acontecem projeções e também uma exposição assinada pela artista Moara Tupinambá:"As vozes pela Amazônia e seus recados para o mundo".

O canal National Geographic terá programação especial sobre a floresta, no domingo. Na internet, criou uma página com várias informações sobre a região amazônica, matérias especiais assinadas pelos exploradores Nat Geo, que atuam na linha de frente de projetos de pesquisa e exploração, ajudando a expandir o conhecimento do público e gerando soluções para um futuro mais sustentável.

A plataforma de streaming, disponível no NOW da Claro/NET, o CurtaOn.com.br mostra no domingo uma seleção com cinco documentários, e uma série com diferentes perspectivas sobre a Amazônia, da economia sustentável a partir de seus recursos à luta pela terra e pela proteção de sua biodiversidade.

Créditos imagem: WWF-Brasil / Adriano Gambarini

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados