O jornal O GLOBO começa 2021 com uma grande novidade para seus leitores. A partir desta segunda-feira, o time de colunistas ganha reforços de peso, ampliando a oferta de informação e análise de qualidade aos assinantes do jornal impresso e das plataformas digitais.
À equipe que conta com Míriam Leitão, Merval Pereira, Ancelmo Góis, Lauro Jardim, Patricia Kogut, Bernardo Mello Franco, entre outros, juntam-se novos articulistas como as jornalistas Vera Magalhães e Malu Gaspar, a economista Zeina Latif, o jurista Irapuã Santana e o publicitário Washington Olivetto .
Ao ampliar o número de colunistas, O GLOBO investe na pluralidade e busca expandir sua base de assinantes, em linha com mudanças no perfil e no desejo dos leitores ao longo dos últimos anos. Carioca de nascença e com orgulho, o jornal dialoga cada vez mais com um público espalhado pelo país, consolidando seu caráter nacional.
Atualmente, 66% da audiência do site do GLOBO vêm de fora do Rio de Janeiro. São Paulo sozinho responde por uma fatia de 27%, enquanto cresce a participação de estados como Minas Gerais e Paraná. A nacionalização da marca também se reflete no número de novas assinaturas digitais: 54% delas vieram de outros estados em 2020.
O novo time reforça ainda o compromisso do jornal com a diversidade. O espaço ocupado por colunistas mulheres, negros e jovens está sendo ampliado, assim como serão mais frequentes na página 3 as contribuições de articulistas convidados, explorando temas quentes do noticiário.
"O GLOBO é um jornal nacional. E, como tal, precisa estar em constante mutação para atender melhor ao público. Através da análise do comportamento da nossa audiência, está claro para nós que o leitor exige cada vez mais diversidade de visões de mundo. É o que buscamos para "convocar" os novos integrantes da nossa seleção de colunistas", diz Alan Gripp, diretor de Redação do jornal.