Brasília, 24 de Setembro de 2022 - 23:51

O PAPEL FUNDAMENTAL DA ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA OS BBB

Um novo ano começou e os brasileiros já se sentem empolgados com o Reality Show mais badalado da televisão, o Big Brother Brasil. Desde 2000, o programa que é vigiado 24 horas por dia, na televisão e nas redes sociais pode resultar aos “Brothers” um cancelamento ou uma idolatria. Por isso, é muito recomendável o papel da assessoria de imprensa para essas pessoas que são expostas durante três meses e são julgadas por suas ações dentro e fora da casa, onde disputam o prêmio de 1,5 milhão de reais.

É o que recomenda Juliana Queissada, jornalista com mais de 10 anos de ações de Marketing, da Queissada Comunicação. "A assessoria de imprensa garante que ocorra um bom relacionamento entre o participante e o público, principalmente pela ampliação das redes sociais que propagam uma informação de maneira muito mais rápida. O poder das Relações Públicas é estabelecer uma ponte entre o participante e os canais de comunicação, com o objetivo também de manter a reputação do assessorado mais positiva, impulsionando os pontos marcantes e fortes, no qual cria um alcance de visibilidade maior", diz Juliana.

Além disso, o assessor de imprensa consegue gerenciar uma possível crise e a  imagem, quando o brother age e fala de maneira incongruente com o que o público espera, prossegue. O Big Brother Brasil 22, iniciado nesta segunda-feira (17), conta com a participação de 20 pessoas, divididos por dois grupos: o Grupo Pipoca (anônimos) e o Grupo Camarote (Famosos). O BBB é uma atração que permite ao telespectador formar uma opinião sobre cada participante, no qual o mesmo pode ser adorado ou cancelado. No BBB 21, Viih Tube, saiu com 96,69% de rejeição, uma das maiores do programa, mas contou com uma boa estratégia de marketing e comunicação, e claro de assessores de imprensa, e em Setembro de 2021 lançou um livro para relatar a experiência, intitulado como "Cancelada". Viih Tube explica no livro como a cultura do cancelamento pode ser nociva.

Além disso, o BBB impulsiona a carreira dos participantes, onde eles podem sair da casa e ser contratados para divulgar marcas ou até mesmo atuarem em programas de televisão. Outro ponto importante é que na atração, muitos produtos de marcas conceituadas estão inseridas dentro da casa para que os participantes façam o consumo e/ou recebam como parte de um prêmio depois das provas da semana, como: Coca-Cola, Seara, Avon, C&A Modas, Americanas, Mcdonald`s, entre outras. A importância de manter a reputação dessas empresas participantes também exige que um profissional de comunicação das marcas estejam preparados para responderem imediatamente por qualquer tipo de comentário negativo que possa comprometer a empresa.

A casa mais vigiada do país serve de palco para discussões e debates sobre temas polêmicos e atuais, envolvendo participantes com diferentes tipos de gêneros, orientação sexual, classes sociais e de várias regiões do Brasil.  Através de campanhas, exposições dos melhores momentos dentro da casa e da vida pessoal, de cada participante, o assessor consegue desenvolver a admiração do público, fortalecendo a torcida que influencia e decide o rumo do jogo.

Para Juliana Queissada, quando um ‘Brother’ adota um comportamento positivo, a assessoria engrandece essa atitude nas redes sociais e nos veículos de comunicação, construindo a imagem do assessorado de forma a ficar mais conhecido de maneira mais leve e positiva. “O papel da assessoria de imprensa vai muito além das divulgações e em promover o seu assessorado. Quando acontece um cancelamento de uma marca ou de uma pessoa, a assessoria busca alternativas para retratar uma atitude negativa e o posiciona sempre pelos pontos positivos, através de respostas nas redes sociais ou a partir de uma nota sobre a conduta”, explica Juliana.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados