Brasília, 26 de Maio de 2022 - 14:53

SINAPRO-SP QUER ADESÃO PARA REDUZIR CONTRIBUIÇÃO PARAFISCAL

O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP) iniciou uma ação coletiva judicial, com o objetivo de obter a redução da base de cálculo das contribuições parafiscais (Sistema S, Incra, Salário-educação, Sebrae, entre outros). As agências sindicalizadas quites com as contribuições patronais poderão se juntar à ação, caso desejem.

A decisão do Sinapro-SP foi tomada com base em recente julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que entendeu que a base de cálculo das contribuições parafiscais limita-se a 20 salários-mínimos, abrindo o precedente para que, a partir da decisão judicial favorável, as empresas que possuem folha salarial acima de 20 salários-mínimos (R$ 22.000,00 em 2021), possam buscar no judiciário tutela para as contribuições parafiscais sobre a base de cálculo limitada a 20 salários. E receber os valores a mais, indevidamente recolhidos, nos últimos cinco anos que antecederam o ajuizamento da ação judicial.

"O objetivo da ação é pleitear em juízo a tutela de segurança, garantindo aos associados o direito de apurar as contribuições parafiscais de maneira justa, e de se ressarcir dos valores indevidamente recolhidos nos últimos cinco anos", afirma Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP.

Os custos do processo serão divididos em conjunto entre o Sinapro-SP e as agências que aderirem. Para mais informações acesse: https://drive.google.com/file/d/1WbGNZt7F0iDws1pi71YDugBeImgzHzjI/view?usp=sharing

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados